Ato em Teresina apoia presidente Dilma e comemora posse de Lula

19/03/2016 08h21


Fonte G1 PI

Com bandeiras, cartazes, trios elétricos e palavras de ordem, milhares de pessoas compareceram nesta sexta-feira (18) a Praça Pedro II, Centro de Teresina, para um ato de apoio ao governo federal e ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Segundo os organizadores da manifestação, cinco mil pessoas fizeram parte do movimento. A Polícia Militar contabilizou 900 presentes.

Segundo a presidente da Frente Popular Nacional no Piauí, Neide Carvalho, manifestantes de pelo menos 30 cidades do interior do Piauí vieram para Teresina participar do protesto contra o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. “Estamos aqui para dar uma força ao governo e ao mesmo tempo fortalecer a imagem do ex-presidente Lula. Esse movimento serve para mostrar que o povo piauiense tem uma história de amor com o Lula”, disse.

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Protesto em Teresina se concentra na Praça Pedro II, Centro da capital.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Protesto em Teresina se concentra na Praça Pedro II, Centro da capital.

Durante o ato, manifestantes cantaram o hino nacional, criticaram o juiz Sérgio Moro, entoaram cantos de “força Lula” e mostraram dezenas de cartazes com os dizeres “não vai ter golpe”. Além disso, houve comemoração quando souberam que caiu a segunda liminar que evitava a efetivazação do ex-presidente Lula como ministro chefe da Casa Civil.

O lavrador Inácio Rodrigues veio de Monsenhor Gil, distante 56 km de Teresina, para se posicionar contra as críticas ao governo do PT. “Estou participando do movimento para fortalecer a democracia, porque ela não está existindo. Tudo o que está acontecendo contra o governo é um ataque da oposição”, disse.

Imagem: Magno Bonfim/TV ClubeImagem aérea da manifestação em Teresina.(Imagem:Magno Bonfim/TV Clube)Imagem aérea da manifestação em Teresina.

Para Elisangela Moura, presidente da Federação dos Trabalhadores Agricultura do Piauí (Fetag-PI), o ato é um protesto contra a tentativa de derrubar um governo legitimamente eleito. “Estamos na praça, nas ruas para incentivar o povo brasileiro a dar a força para a nossa presidenta e ao Lula. Estão tentando derrubar o governo através de uma golpe, mas isso não irá acontecer, pois não é isso que o povo quer”.

O presidente do Conselho Estadual da Juventude, Vinicius Moura, afirmou que os 14 anos do PT no governo mostram que o povo está satisfeito com o seu governo. “Aqui tem jovens, mulheres, adultos e idosos mostrando que o Brasil não pode ser dominado pela elite econômica. Se o povo não quisesse o PT no comando, a Dilma não teria sido eleita e o partido não estaria há 14 anos no comando".

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Manifestantes fazem ato pró-Dilma na Praça Pedro II, em Teresina.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Manifestantes fazem ato pró-Dilma na Praça Pedro II, em Teresina.