Aeroporto de Teresina recebe doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

07/05/2024 10h16


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo pessoal/ Graziela RochaEstudante do Piauí mora como ficou rua de sua casa no sábado (4), em Porto Alegre - Piauiense que mora no RS relata seguidas mudanças de casas para escapar de enchente.(Imagem:Arquivo pessoal/ Graziela Rocha)Estudante do Piauí mora como ficou rua de sua casa no sábado (4), em Porto Alegre - Piauiense que mora no RS relata seguidas mudanças de casas para escapar de enchente.

O Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina, iniciou nesta segunda-feira (06), uma campanha de arrecadação de doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Veja abaixo a lista de itens que podem e que não podem ser enviados.

O aeroporto fica localizado Avenida Centenário, no bairro Aeroporto, Zona Norte. As pessoas podem levar suas doações em um posto de coleta devidamente identificado localizado no saguão do aeroporto.

Todo o material arrecadado será encaminhado aos órgãos de defesa e proteção social do Rio Grande do Sul.

O que pode ou não ser doado:

O que pode ser doado: Alimentos não perecíveis; Roupas em bom estado; Ração para gato e cachorro; Cobertores e travesseiros; Brinquedos; Itens de higiene pessoal; Fraldas, roupas íntimas, absorventes e Água potável engarrafada lacradas.

O que não pode ser doado: Produtos de Limpeza que contenham alvejantes ou corrosivos; Produtos inflamáveis como álcool 70%; Óleo de cozinha; Botijão de gás; Lamparina e Velas.

Situação das chuvas no RS
Imagem: REUTERS/Renan MattosEnchentes em Porto Alegre.(Imagem:REUTERS/Renan Mattos)Enchentes em Porto Alegre.

A tragédia no estado está associada a correntes intensas de vento, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, que aumentou a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, devido às ondas de calor.

Apesar da pausa na chuva, o nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. O limite de inundação é de 3 metros totais, uma medição realizada na manhã desta segunda-feira (6) mostrou o patamar de 5,26 m.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 141,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, ao todo, 850 mil pessoas são afetadas.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: aeroporto, estado, doado