Vera Lúcia Santana Araújo é nomeada como ministra substituta do TSE

24/12/2023 21h16


Fonte Agência Brasil

Imagem: Agência SenadoMinistra substituta Vera Lucia(Imagem:Agência Senado)Ministra substituta Vera Lucia

A advogada baiana Vera Lúcia Santana Araújo será a nova ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral. Ela foi nomeada pelo presidente Lula, a partir de uma lista com três nomes elaborada pelo Supremo Tribunal Federal. Vera Lúcia será a segunda mulher negra a compor a Corte, ao lado de Edilene Lôbo, que foi indicada também para uma vaga como substituta em junho deste ano.

Ambas foram empossadas para um mandato de dois anos. Com elas, o TSE passa a ter quatro mulheres em sua formação atual. As ministras do Supremo Tribunal, Cármen Lucia, e do Superior Tribunal de Justiça, Maria Isabel Gallotti, são membras efetivas da corte.

O Tribunal é composto por 7 ministros efetivos e 7 substitutos. Vera Lúcia Santana Araújo foi o principal nome das campanhas que defendiam a escolha de uma ministra negra para o STF, para ao menos uma, das duas vagas abertas este ano. Mas o presidente Lula escolheu indicar o advogado Cristiano Zanin e o atual Ministro da Justiça Flávio Dino.

Nascida na cidade baiana de Livramento de Nossa Senhora, ela se mudou para Brasília aos 18 anos, onde estudou Direito. A advogada foi uma importante ativista do Movimento Negro Unificado e uma das fundadoras da Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal. Também atuou em movimentos de base durante a redemocratização. No setor público, teve passagens pela Fundação Palmares, Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso e secretaria de Políticas para a Igualdade Racial do Distrito Federal. Vera Lúcia vai ocupar a vaga deixada pela também advogada Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro.  

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: tribunal, advogada, vera