Temer escolhe desembargadora negra para comandar secretaria

05/06/2016 11h00


Fonte GP1

Na sexta-feira (3), o presidente interino, Michel Temer (PMDB), escolheu a desembargadora aposentada Luislinda Valois para assumir a secretaria de promoção da igualdade racial, estrutura subordina ao Ministério da Justiça. A decisão de Temer, veio após ele ser criticado de não ter escolhido mulheres e negros no primeiro escalão do governo federal.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarLuislinda Valois(Imagem:Divulgação)Luislinda Valois

Segundo a Folha de S. Paulo, Luislinda Valois, filiada ao PSDB, o qual o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, também faz parte, irá se integrar a Academia de Letras José de Alencar, de Curitiba, e é autora de livros sobre a história dos negros no país.

A desembargadora é considerada a primeira negra a se tornar juíza no país. Em 1984, ela foi autora da primeira sentença de condenação por racismo no Brasil, já em 1993, foi condecorada com o título de embaixadora da paz da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2012.

Outras duas mulheres também foram nomeadas no segundo escalão do Ministério da Justiça, a procuradora Flávia Piovesan para a secretaria de direitos humanos e a ex-deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) para a secretaria das mulheres.

Fátima Pelaes foi apontada pelo Ministério Público Federal como integrante de uma "articulação criminosa", na qual ela é citada como integrante de um esquema para desviar R$ 4 milhões de suas emendas parlamentares.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews