TCU rejeita prestação de contas da presidente Dilma

08/10/2015 07h41


Fonte GP1

Os ministros do Tribunal de Contas da União decidiram, na noite desta quarta-feira (07), rejeitar, por unanimidade, as contas de campanha da presidente Dilma Rousseff. Agora caberá ao Congresso Nacional aprovar ou não as contas.

As irregularidades apontadas pelo TCU somam R$ 106 bilhões, sendo R$ 40 bilhões referentes às chamadas “pedaladas fiscais”.Segundo reportagem da Veja, em seu relatório, o relator das contas, ministro Augusto Nardes, afirmou que houve inobservância sistemática de regras e valores que repercutiram de forma recorrente ao longo do ano passado.

Imagem: DivulgaçãoTCU rejeita contas de Dilma.(Imagem:Divulgação)TCU rejeita contas de Dilma.

"Após exames detalhados, procedimentos afrontaram de forma significativa princípios objetivos preconizados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, caracterizando um cenário de desgovernança fiscal", disse Nardes.

O relator ainda ironizou o pedido de suspeição da AGU afirmando que, no caso de parcialidade, o órgão precisaria, então, pedir a suspeição dos 14 auditores que elaboraram o relatório no TCU.

A apresentação do ministro-relator sucedeu a sustentação oral de Luís Inácio Adams, advogado-geral da União, que voltou a rebater o argumento das pedaladas. "É artificioso achar que isso se trata de uma violação à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Não se trata", disse.

Tópicos: contas, fiscal, relator