Sílvio Mendes é criticado por fala considerada racista para jornalista em sabatina

01/09/2022 11h20


Fonte ClubeNews

Imagem: ReproduçãoSílvio Mendes é criticado por fala considerada racista para jornalista em sabatina.(Imagem:Reprodução)Sílvio Mendes é criticado por fala considerada racista para jornalista em sabatina.

O candidato do União Brasil ao Governo do Piauí, Sílvio Mendes, foi criticado após um comentário feito durante uma sabatina em uma emissora local nesta quarta-feira (31). A fala, considerada de teor racista, foi direcionada à jornalista Katya Dangelles.

Ao ser questionado sobre quais projetos implementaria, caso eleito, para mulheres e minorias sociais, Sílvio Mendes afirmou que a jornalista “era quase negra, na pele”, mas que “é uma pessoa inteligente”.

“Você que é quase negra na pele, mas você é uma pessoa que é inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”,
declarou o candidato.

O trecho da entrevista repercutiu nas redes sociais e internautas fizeram duras críticas ao comentário do ex-prefeito de Teresina.

“Esse é o racismo estrutural que muitos não querem enxergar ou não têm alcance para entender”, “Quer dizer que se ela não fosse inteligente seria negra completa? Porque nas palavras dele eu entendi que ela só não é 100% por ser inteligente. Meu Deus!”, “Que fala mais desnecessária”, “A galera passando pano para uma fala racista e preconceituosa”, foram algumas das críticas direcionadas a Sílvio.

Por meio de nota, assessoria do candidato afirmou que ele nutre admiração pela profissional e que, após a sabatina, entrou em contato e pediu desculpas.

Confira a nota de Sílvio Mendes na íntegra:

Devido a repercussão em torno de um trecho da entrevista do candidato a governador Sílvio Mendes à TV Meio Norte, esclarece-se:

Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro
.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook