Senadora Regina Sousa critica mudança na lei eleitoral
30/11/2015 09h51Fonte GP1
A senadora Regina Sousa afirmou que a mudança na lei eleitoral que estabelece que para um candidato ser proclamado eleito precisa ter pelo menos 10% do quociente eleitoral, mesmo que seu partido ou coligação tenha atingido a legenda, pode deixar Câmara Municipal sem preencher as vagas para vereador.Ao conversar com lideranças,militantes e dirigentes partidários de municípios da região norte no final de semana sobre reforma política e atual conjuntura, a senadora disse que se um município tem um quociente eleitoral de 700 votos, o candidato para ser eleito precisa conseguir pelo menos 70 votos.
Imagem: Divulgação Regina Sousa em visita no norte do Piauí.
Regina Sousa em visita no norte do Piauí.
 Regina Sousa em visita no norte do Piauí.
Regina Sousa em visita no norte do Piauí.A senadora contou que também vai acabar com os candidatos sem voto. E lembrou que no Piauí há caso de vereador eleito com um voto e na Câmara dos Deputados tem parlamentar com 350 votos, o chamado efeito Tiririca.
“O parlamentar é eleito para representar o povo. E como é que uma pessoa com um voto representa o povo?”, questionou a senadora. Segundo a senadora, a lógica no caso de nenhum candidato atingir o quociente eleitoral, seria a vaga ser da primeira coligação mais votada, mas essa decisão será do Tribunal Superior Eleitoral.
A senadora contou que a votação desse item criou um problema matemático e a Legislação não o observou na hora da votação no Congresso Nacional.











 
                     
                     
                     
                     
                    