Senador e deputados do PTB no Piauí devem deixar partido

19/01/2017 10h01


Fonte Cidade Verde

Qual partido não gostaria de receber um deputado federal e quatro deputado estaduais. Por isso que todas as atenções estão voltadas para o PTB, ou melhor dizendo o que vai sobrar do PTB no estado do Piauí. Há muito já é publico que o deputados federal Fábio Abreu, e os deputados estaduais Jannaína Marques, Lizê Coelho, Nerinho e Zé Hamilton, vão sair do partido.

"Já está certo que vamos o sair o PTB, mas ainda falta bater o martelo sobre o partido que vamos",
afirmou Fábio abreu. Mesmo admitindo que as conversas com PR já estão bem adiantadas, o deputado afirma que vai esperar a janela partidária para que o grupo decida uma filiação em bloco.

Se o PR receber, o partido dirigido pelo deputado Fábio Xavier passará a ter seis deputados estaduais e dois federais e passaria a ter um peso maior no na Assembleia Legislativa.

A saída do senador Elmano Férrer do PTB, que deve se filiar PMDB, acelerou a saida dos parlamentares. No caso do senador a Lei permite a mudança de partido a qualquer momento Para os deputados estaduais e federias a regra diferente. A lei determina que eles devem esperar o período de seis meses antes da eleição para fazer a mudança de sigla, conhecida como janela partidária

O esvaziamento do PTB que já foi um dos maiores do partido do Estado, foi iniciado quando o ex-senador João Vicente Claudino resolveu dar um tempo da política e desfiliou-se da sigla. O João Vicente foi eleito senador da República em 2006. Em 2010 concorreu ao governo do Estado. Neste período o seu partido foi um dos que mais cresceu a época. A prova desta perda de espaço político foi representado na eleições de 2016 o quando o PTB elegeu 21 prefeitos, um número bem abaixo do 41 prefeitos que o partido elegeu em 2012. Para complicar o quadro o PTB não elegeu representantes para Câmara Munciapal de Teresina, mesmo com uma candidatura a prefeito.

Hoje a pergunta é: qual será o futuro do PTB? A sigla deve se repensar e reestrutura para que possa sobreviver no Piauí. A missão está com o deputado federal Paes Landim, que vai permanecer a sigla.

Tópicos: partido, deputados, sigla