Reforma tributária: veja como votaram os deputados do Piauí nos 2 turnos

07/07/2023 14h35


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/CcomDeputados do Piauí com o governador do estado, Rafael Fonteles (PT), que acompanhou a votação.(Imagem:Divulgação/Ccom)Deputados do Piauí com o governador do estado, Rafael Fonteles (PT), que acompanhou a votação.

A Câmara dos Deputados aprovou, entre a noite de quinta-feira (6) e a madrugada desta sexta-feira (7), o texto da reforma tributária. A aprovação foi em dois turnos. No primeiro, o placar foi de 382 a 118. E no segundo, 375 a 113. Veja mais abaixo como votaram os 10 deputados do Piauí em cada rodada.
 
Por ser uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), pelo menos 308 deputados, ou três quintos da Câmara, deveriam votar a favor do texto para a aprovação.
 
Em linhas gerais, a proposta da reforma tributária prevê a unificação de cinco tributos: IPI, PIS e Cofins, que são federais; ICMS, que é estadual, e o ISS, que é municipal.
 
A última versão também prevê zerar os tributos sobre a cesta básica e criar o "imposto do pecado", sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
 
Pela proposta, o IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS seriam substituídos por dois impostos sobre valor agregado, os IVAs: um seria gerenciado pela União e outro teria gestão compartilhada por estados e municípios.
 
A votação do PI
 
Atila Lira (PP): Sim (nos dois turnos);
Castro Neto (PSD): Sim (nos dois turnos);
Dr. Francisco (PT): Sim (nos dois turnos);
Flavio Nogueira (PT): Sim (nos dois turnos);
Florentino Neto (PT): Sim (nos dois turnos);
Jadyel Alencar (PV): Sim (nos dois turnos);
Júlio Arcoverde (PP): Sim (nos dois turnos);
Júlio Cesar (PSD): Sim (nos dois turnos);
Marcos Aurélio Sampaio (PSD): Sim (nos dois turnos);
Merlong Solano (PT): Sim (nos dois turnos).

 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: dois, proposta, turnos