Reforma administrativa chegará ao Congresso em até duas semanas, diz Guedes

31/01/2020 06h38


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Ascom Ministério da EconomiaReforma administrativa chegará ao Congresso em até duas semanas, diz Guedes(Imagem:Ascom Ministério da Economia)

A proposta do governo Bolsonaro para a reforma administrativa será enviada ao Congresso em duas semanas, disse nesta quinta-feira (30) o ministro Paulo Guedes, da Economia.
O projeto não deve afetar direitos dos atuais funcionários públicos, mas, segundo ele, é possível incluir algum tipo de avaliação de desempenho que dê elementos ao desligamento de servidores, ainda que isso possa aumentar a resistência ao texto.

Previsto no artigo 41 da Constituição Federal, os mecanismos de avaliação de servidores nunca foram implantados. Para Guedes, porém, essa decisão cabe à classe política.

"A (reforma) administrativa acho que é a mais simples de aprovar. Nós desidratamos para não atingir os direitos dos atuais. Ela está muito simples de aprovar. Agora, se a gente começar a ouvir a opinião pública e turbinar um pouco a proposta, e incluir a meritocracia para os atuais, aí pode ser que tenha oposição, mas de novo eu delego isso para a classe política"
, disse.

Guedes participou nesta quinta-feira de um debate sobre a agenda econômica, promovido pelo CLP - Liderança Política, em São Paulo. Inicialmente, ele debateria o assunto com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas as apresentações dos dois acabaram sendo separadas porque o parlamentar se atrasou.

Segundo o ministro da Economia, o presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em enviar o texto da reforma administrativa tão logo o Congresso retorne do recesso.

Guedes disse que entre junho e julho do ano passado, as condições para a aprovação das reformas viviam um "momento mágico" e que o avanço das reformas "quase engatou", mas que a preocupação com a reação freou esse ensaio. Para o ministro, esse tipo de recuo "é da política". Diante dos protestos registrados no Chile no ano passado, o presidente teria optado por "não dar pretexto".

"O presidente nunca foi contra a reforma administrativa, o que ele fez foi uma questão de timing, de estratégia. E ele agora quer atender o pedido do presidente da Câmara",
disse.

Na quarta (29), Rodrigo Maia afirmou estar otimista com o ritmo da tramitação das reformas administrativas e tributárias, mas disse não ter "culpa se o governo ainda não enviou a reforma". Maia apoia o projeto de alteração no sistema de tributação que tem relatoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Ao chegar ao evento nesta quinta, o presidente da Câmara disse que havia a necessidade de alinhar as narrativas, para que todos fossem responsáveis pelo que considera uma demora no envio das reformas.
Maia afirmou que, em uma democracia, é necessário que o Executivo participe das discussões.

"Eu só mostrei que o pacto federativo foi prometido para abril, para junho, julho e só foi enviado em novembro. Então essa é a narrativa. De que "agora eu fiz a minha parte e agora você faz a sua". Não é assim. O sistema democrático não é assim, precisa ter presença, diálogo", afirmou.

O presidente da Câmara disse que, no entanto, que a relação do parlamento com o ministro da Economia é de muita confiança e admiração. "Ele talvez seja quem mais justifica, com clareza, a importância das reforma. O parlamento vai trabalhar junto para mostrar a importância."

Para Maia, as duas reformas -administrativa e tributária- são urgentes. "O sistema tributário é um problema para o crescimento do país", disse.

Sobre a reforma administrativa, disse que "todos já viram que esse Estado custa muito e serve pouco". Ele considera que as mudanças nas carreiras são "uma demanda da sociedade e não só do parlamento."