Rafael Fonteles recebe Embaixador do Japão no Brasil e fortalece parceria entre os países

30/01/2024 10h10


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoReunião institucional reforça as relações entre o Piauí e o país asiático.(Imagem:Divulgação)Reunião institucional reforça as relações entre o Piauí e o país asiático.

O governador Rafael Fonteles recebeu, na tarde desta segunda-feira (29), no Palácio de Karnak, comitiva da Embaixada do Japão no Brasil. A pauta principal foi o fortalecimento das relações existentes entre o Piauí e o país asiático. Ao final do encontro, houve uma coletiva de imprensa com a participação do governador e de Teiji Hayashi, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil.
 
Durante a coletiva, Hayashi ressaltou que o Brasil é um parceiro muito importante para o Japão, e o Piauí faz parte deste processo. "Temos importantes parcerias com empresas de fibra óptica, tecnologia e demais áreas. Também temos empresas em operação no agronegócio. Então, nosso desafio é expandir os laços econômicos", considera.
 
Além disso, o governador Rafael Fonteles explica que existe uma parceria educacional há pelo menos duas décadas entre Japão e Piauí. "O governo japonês financia, com bolsas, para que brasileiros estudem no Japão. Proporcionalmente, o Piauí foi o Estado que mais enviou estudantes para fazer graduação ou pós-graduação no Japão. Em 20 anos, foram 150 estudantes. É uma relação antiga que será aprofundada. Recebemos apoio para enviar mais estudantes", revela.
 
O encontro diplomático acontece dois meses após missão de Rafael Fonteles no Japão. O governador lembrou que, durante a viagem, em novembro do ano passado, o Piauí celebrou três memorandos de entendimento nas áreas de energia eólica no mar, grãos e energias renováveis, com foco em hidrogênio verde.
 
Além do embaixador Teiji Hayashi, também participaram da audiência Satoshi Morita, cônsul principal do Consulado do Japão em Belém; Takeya Eiji, segundo secretário da Embaixada do Japão no Brasil; e Akiko Sasaki, assessora do Consulado do Japão em Belém.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews