Rafael Fonteles e Themístocles Filho são diplomados pelo TRE PI

17/12/2022 10h21


Fonte meionorte.com

Imagem: Raissa MoraisRafael Fonteles é diplomado como governador do Piauí eleito(Imagem:Raissa Morais)Rafael Fonteles é diplomado como governador do Piauí eleito

O governador eleito Rafael Fonteles e o vice-governador Themístocles Filho, foram diplomados na noite desta sexta-feira (16), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), para o mandato 2023-2026. A solenidade aconteceu no auditório do prédio antigo do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).

Rafael Fonteles disse, ao chegar à solenidade, que trata-se de um momento de muita emoção. "Agora é reafirmar o nosso compromisso com o povo do Piaui", disse, enfatizando que a votação reafirma o compromisso de não decepcionar a população do estado.

Ele acrescentou que junto com os outros poderes vai lutar pela população e declarou que os poderes são independentes e acredita que a Assembleia Legislativa vai entrar em consenso para eleger o presidente.

Sobre a ação no Judiciário, ele disse que foi surpreendido, mas acredita no diálogo e disse que tomou medida de cautela ao pedir o adiamento da votação do orçamento na Assembleia e dependendo do resultado da ação afetará o orçamento.

"Tenho certeza que com diálogo e o trava dos procuradores do Estado ficará evidente que não há nenhuma pendência financeira entre Executivo e Legislativo", disse.

Ao chegar ao auditório, o senador eleito Wellington Dias destacou a importância desse momento e disse que logo ao ser diplomado vai a Brasília trabalhar pela aprovação da PEC da Transição.

"A PEC será aprovada sempre com muita emoção", afirmou. 

Rafael Fonteles faz discurso emocionado

Agora diplomado, o governador eleito Rafael Fonteles disse que trata-se de um momento de muita emoção. Ele falou da votação recebida no Piauí e agradeceu ao TRE, à governadora Regina Sousa e ao procurador Marco Túlio.

Ele destacou o momento histórico do país e disse que 2022 foi uma eleição em que a democracia venceu e destacou a Justiça Eleitoral que cumpriu seu papel em momentos difíceis.

Ele afirmou que conquistar o mandato foi uma saga, pois teve que trabalhar para conscientizar o processo eleitoral com a urna eletrônica. 

Acompanhado da família, Rafael destacou a importância da mãe, a vó Margarida e o pai, Nazareno Fonteles. Ao falar da família, ele ficou emocionado e fez agradecimento especial a Wellington Dias. "Tive a honra de servir ao povo na Fazenda por quase 8 anos, por meio de Wellington ".

Ele disse que está aqui para fazer o Estado crescer e prometeu governar para todos. "Vamos discutir políticas públicas para o Estado, sem deixar ninguém para trás", disse.

Fonteles falou da oportunidade histórica de fazer um programa de governo ancorado na realidade. "Tudo foi pensado e planejado. Vamos fazer o que colocamos na campanha, no debate e no programa de governo. Vamos observar cada ponto colocado no plano. São metas claras e objetivas", disse.

Ele citou a saúde especialmente no interior, a segurança e a educação. " O Plano de governo será o norte. Estou até ansioso para começar a trabalhar e cumprir as metas colocadas no plano de governo", disse, esclarecendo que vai buscar diálogo com outros poderes. A disposição ao diálogo será uma marca.

"Além de ansioso , estou entusiasmado. As expectativas são altas e o que nos rege é dedicar todo sangue e trabalho para aproveitar as oportunidades únicas dos próximos r anos. Temos pressa e queremos dar conta do recado. Desejo 2023 um ano de luz e esperança", afirmou.

Diplomação dos eleitos


As candidatas eleitas e os candidatos eleitos com mandatos de 1º de Janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026, para os cargos de Governador e Vice-Governador; Senador; Deputado Federal e Deputado Estadual, foram diplomados na solenidade.

O presidente do TRE Piauí, Erivan Lopes, abriu a solenidade e realizou a diplomação de Rafael Tajra Fonteles. Em seguida, o vice-governador eleito Themistocles Sampaio e o senador eleito Wellington Dias foram diplomados.

Após a diplomação dos cargos majoritários do Executivo e Senado, são chamados por ordem de votação os eleitos Julio César, Francisco Costa, Rejane Dias, Castro Neto, Julio Arcoverde, Florentino Neto, Flávio Nogueira, Átila de Melo Lira, Jadyel Alencar, Marcos Aurélio Sampaio, Castro Neto, Julio Arcoverde, Florentino Neto, Flávio Nogueira, Átila de Melo Lira, Jadyel Alencar, Marcos Aurélio Sampaio.

Os suplentes Merlong Solano, Margarete Coelho, Wilson Martins, Fábio Abreu, Elmano Ferrer, Samuel Silveira não compareceram.

Os deputados estaduais diplomados foram chamados. O primeiro foi Georgiano Neto, em seguida Severo Eulálio Neto, Thales Coelho, Pablo Santos, Flávio Nogueira Junior, Ana Paula de Araújo Mendes Santana, Wilson Brandão, Janaina Marques, Francisco Limma, Felipe Sampaio, Jeová Alencar, João Madison, Gustavo Neiva, Firmino Paulo, Gracinha Mão Santa, Helio Isaías, José Helio de Carvalho Oliveira, Marden Menezes, Henrique Pires, Fábio Novo, Bárbara Soares, Carlos Augusto Gomes de Souza, Nerinho, Vinicius Nascimento, Francisco José Alves da Silva (Franze), Aldo Gil. Rubens Vieira, Gil Carlos, Evaldo Gomes.