Rafael Fonteles destaca resultados da missão em países asiáticos

07/11/2023 12h23


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA viagem aconteceu no período de 23 de outubro a 4 de novembro, cobrindo pautas importantes como hidrogênio verde, infraestrutura, educação e tecnologia.(Imagem:Divulgação)A viagem aconteceu no período de 23 de outubro a 4 de novembro, cobrindo pautas importantes como hidrogênio verde, infraestrutura, educação e tecnologia.

O governador Rafael Fonteles reassumiu o cargo nesta segunda-feira (6), em solenidade realizada no Palácio de Karnak. Logo depois do ato solene, o governador concedeu coletiva de imprensa para apresentar os frutos da agenda na China, Japão e Coreia do Sul. A viagem aconteceu no período de 23 de outubro a 4 de novembro, cobrindo pautas importantes como hidrogênio verde, infraestrutura, educação e tecnologia. Foi assinado, ainda, Memorando de Entendimento (MOU) de estudos para implantação de um escritório da Investe Piauí na China.

Durante a coletiva, o governador explanou a respeito de como essas potências asiáticas se desenvolveram a partir de investimentos na área de tecnologia e educação e como pretende aplicar esse modelo de desenvolvimento aqui no Piauí.

“São países que, décadas atrás, eram pobres, destruídos por guerras e que conseguiram se tornar potências econômicas mundiais a partir do investimento em educação e tecnologia. É esse modelo que queremos implementar aqui no Piauí. Esse é o grande legado que queremos deixar para o Piauí”, defendeu Fonteles, que apresentou as áreas em que a missão foi buscar investimentos e parcerias.

“Foi uma viagem muito produtiva. Tivemos encontros com representantes de gigantes globais da tecnologia, da engenharia, da educação e de outras áreas, conhecemos experiências inovadoras e bem-sucedidas em vários setores e estamos dispostos a trazê-las para o Piauí, para melhorar a gestão e fazer nosso estado se desenvolver ainda mais.”, detalhou Rafael.
Imagem: DivulgaçãoRafael Fonteles (Imagem: Divulgação)Rafael Fonteles 

Principais resultados da viagem internacional

Transição energética e hidrogênio

Um dos pontos chaves para a atração de investidores internacionais são as potencialidades energéticas do Piauí. Durante a missão, Rafael se reuniu com grandes empresas asiáticas que trabalham e investem na transição energética e hidrogênio verde. Na China, visitou a Zona Internacional de Demonstração em Energia e Hidrogênio Verde, em Pequim, onde concentra 170 empresas que trabalham na pesquisa e desenvolvimento de energias limpas. A comitiva visitou também a Shizen Energy Group, que já opera no Brasil. Lá foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) para avanço nos investimentos no valor de R$ 25 bilhões em implementação de projeto offshore no Piauí.

Já no Japão, foi realizada uma visita à Toyota Nagoya e Tsusho, onde foram apresentadas aos investidores as potencialidades piauienses no âmbito da transição energética e geração de hidrogênio verde.

A Toyota de Tsusho é reconhecida pela forte atuação no setor de grãos e energias renováveis. A comitiva se reuniu ainda na sede da Toyo Engineering Corporation, onde foram discutidas oportunidades para a produção de hidrogênio verde e amônia no Piauí, especialmente no contexto do Projeto Intermodal do Vale do Piauí.

Na Coreia, a comitiva visitou as sedes da Hyundai e H2Korea, onde foi possível observar as estratégias de mudança na produção de veículos, além da assinatura de memorandos de comprometimento para parcerias e investimentos no Piauí.

Infraestrutura

Na China, a comitiva se reuniu com a China Communications Construction Company (CCCC), uma das maiores construtoras do país, onde foi possível discutir o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba. A CCCC demonstrou interesse no projeto e também na importação de commodities do Piauí, como cana de açúcar e minério de ferro. Foi assinado também um MOU com a Genertic International, uma companhia de engenharia, para projetos no Piauí.

Ainda na China, foi realizada uma visita à Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, o porto mais automatizado da China. Lá foi discutida, com representantes da Zona de Livre Comércio, parceria para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos, comércio offshore e economia digital, tendo a ZPE do Piauí e o Porto de Luís Correia como parceiros.

Potencialidades minerais

Reunião na sede da Hebei Iron and Steel Group Co (HBIS), uma das maiores indústrias de aço do mundo. Destaque para a apresentação das potencialidades minerais do Piauí e para proposta de instalação de uma indústria de beneficiamento de minério de ferro da HBIS no estado. A HBIS expressou interesse em uma possível nova siderurgia verde no estado.

Banco dos BRICS

O governador se reuniu também com a presidente dos BRICS, Dilma Rousseff, e a equipe do New Development Bank (NDB), o banco dos BRICS, para articular possíveis investimentos da instituição financeira em projetos de infraestrutura do Piauí, em especial do Projeto do Intermodal.

A assinatura de três Memorandos de Entendimento marcou o ponto alto do encontro entre o governador Rafael Fonteles e o governador da Província de Fujian, Zhao Long. Os acordos celebram a amizade entre Fujian e Piauí, parceria entre o Porto de Xiamen e o Porto de Luís Correia e entre a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e a ZPE de Parnaíba.

No Japão, a comitiva se reuniu com a Sumitomo Corporation, empresa japonesa com atuação na metalurgia, energia, tecnologia e infraestrutura, incluindo operações no Brasil. Foi apresentado o projeto do Porto de Luís Correia e as potencialidades em energias renováveis no Piauí.

O governador se reuniu também com representantes da Agrex do Brasil, subsidiária da Mitsubishi Corporation. Foram destacadas as oportunidades de negócios na construção de um terminal portuário para transporte de grãos e amônia/fertilizantes, com ênfase na transição energética.

Tecnologia para educação e segurança

Outro ponto de destaque da missão Ásia foi o contexto da aplicação da tecnologia nas áreas da educação e segurança pública. Na China, o governador visitou o Huawei Beijing Exhibition Center, da gigante mundial de tecnologia Huawei. A comitiva conheceu inovações tecnológicas e tendências em telecomunicações e cidades inteligentes, além de soluções nas áreas de educação, segurança pública, saúde e inteligência artificial.

Já no Japão, a comitiva realizou visita à Universidade de Tóquio, onde foi possível conhecer as iniciativas na área de inovação tecnológica e startups e explorar possíveis acordos de cooperação internacional.

Na Coreia do Sul, o governador visitou o Korea Vocational College of Information & Technology, considerado a principal instituição de ensino técnico da Coreia do Sul. O foco da visita foi a apresentação da instituição e do projeto educacional do Piauí, que visa formar programadores com uma abordagem de educação integral e técnica. Foi assinado Memorando de Entendimento para cooperação entre a escola e o Governo do Piauí.

A RIIID utiliza a inteligência artificial (IA) para oferecer aprendizado personalizado para mais de 2,5 milhões de usuários no Japão e na Coreia do Sul. A reunião teve como foco a possibilidade de cooperação entre a RIIID e a rede estadual de ensino do Piauí para aproveitar o potencial de IA na educação.

A comitiva visitou ainda o Sistema de Segurança Pública de Seul, que usa a tecnologia como uma grande aliada para o controle dos índices de violência e vigilância no trânsito. Essa iniciativa permite a integração das diversas ações na área de segurança pública, modelo que o governo está implementando no Piauí.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook