Rafael Fonteles desembarca na China em busca de parcerias para impulsionar o desenvolvimento do PI

22/10/2023 23h53


Fonte Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles desembarcou na China, neste domingo (22), com o objetivo de promover reuniões e encontros que irão gerar divisas e atrair mais investimentos para o Piauí. Colocar o Estado na rota de parcerias internacionais é um dos principais objetivos do gestor, que busca mostrar, acima de tudo, as potencialidades e oportunidades que o Piauí tem a oferecer ao mundo. Nessa missão, ele também terá compromissos no Japão e Coreia do Sul.

Em vídeo gravado a caminho do hotel, postado no Instagram na manhã deste domingo (22), o governador explica que já chegou à capital da China e que inicia as reuniões de negócios nesta segunda-feira (23).
Imagem: DivulgaçãoNessa nova missão internacional, o governador também terá compromissos no Japão e Coreia do Sul.(Imagem:Divulgação)Nessa nova missão internacional, o governador também terá compromissos no Japão e Coreia do Sul.

"Chegamos em Pequim, na China, para mais uma missão em busca de parcerias, investimentos e melhorias para o Piauí. Nossa comitiva foi recepcionada pelo ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Pequim, João Batista Magalhães, e pelo secretário Adriano Giacomet. Amanhã cedinho daremos início às nossas reuniões e encontros, e você vai acompanhar tudo por aqui!", postou Rafael Fonteles.

Nessa nova missão internacional na Ásia, Rafael Fonteles se encontrará com representantes públicos e privados para atrair mais investidores e apresentar as potencialidades do Piauí em áreas estratégicas, como hidrogênio verde e pescado, além de parcerias para a otimização de serviços públicos. O Piauí busca exemplos de expertise em diversas áreas, além de firmar parcerias que irão impulsionar o desenvolvimento.

A meta é aprender com os demais países asiáticos e regiões naquilo que eles são destaques para as melhores práticas serem trazidas ao Piauí. Japão e Coreia do Sul são exemplos em educação, governadoria digital, tecnologia da informação. A China é um grande parceiro comercial em diversas áreas. O segundo ponto é trazer mais investimentos para o Piauí.
Imagem: DivulgaçãoRafael Fonteles desembarca na China em busca de parcerias para impulsionar o desenvolvimento do PI(Imagem: Divulgação)

Confira a programação na China

A primeira agenda do governador será cumprida na região de Pequim (Beijing), no dia 23 de outubro, na Zona Internacional de Demonstração de Energia de Hidrogênio – Daxing. Na mesma região, ocorrerá, na China Communications Construction Company (CCCC) e China Communication Trading & Supply Co. Ltd (CCTSC), reunião estratégica para alinhar os projetos de infraestrutura do estado do Piauí com as capacidades técnicas e o potencial da CCCC. Será apresentado o projeto Intermodal e continuada a discussão da parceria iniciada na reunião com a CCCC South América em Teresina.

A CCCC tem interesses em infraestrutura de transporte, portos, aeroportos, energias renováveis, saneamento e segurança hídrica. Também haverá a apresentação da sua subsidiária CCTSC, que possui estratégias voltadas para rotas de comércio em minério de ferro, uma commodity estratégica para o Estado.

O governador e comitiva participarão também, na Genertec International, de reunião estratégica de alinhamento dos projetos de infraestrutura do estado do Piauí com a capacidade técnica e o potencial da Genertec International. Será apresentado o projeto Intermodal do Estado para entender as oportunidades e trabalhos futuros que podem ser executados. Ao final, a parceria será celebrada pela assinatura de um MoU. A Genertec International tem interesses em infraestrutura de transportes, portos e energias renováveis.

No dia 24, Rafael Fonteles visita e se reúne com lideranças da Siderúrgica Hebei Iron and Steel Group Co / HBIS, além de visita ao Showroom da Huawei em Pequim para apresentação pela empresa dos serviços e produtos voltados para Smart Cities e Segurança Pública.

No dia 25, na região de Xiamen, Fujian, o governador Rafael Fonteles e comitiva farão visita técnica ao Centro do Porto do Futuro de Xiamen (Hairun Building) e também farão visita ao Terminal Hairun, considerado o primeiro Porto Inteligente da China, com operação totalmente integrada por meio de um sistema de gerenciamento inteligente que resulta na maior precisão nas movimentações logísticas e redução de custos operacionais. Espera-se uma grande cooperação no compartilhamento de práticas que podem ser aplicadas no Porto de Luís Correia, sendo tal parceria celebrada ao final com a assinatura de um MoU.

No mesmo dia, será realizada visita técnica à Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, que tem como referência a inovação para o desenvolvimento de sua cadeia de suprimentos, comércio offshore e economia digital. Possui clusters industriais característicos e é um grande canal logístico internacional. Será celebrada parceria no desenvolvimento de inovação, cooperação de investimentos e rede de rotas.

Ainda no dia 25, haverá visita ao Centro de Parceria dos BRICS sobre Nova Revolução Industrial e Inovação (BPIC). O Centro de Parceria dos BRICS foi criado com o objetivo de promover a Inovação, Conhecimento e Negócios para os países da parceria. Esses pilares são atualmente realizados pelo Centro por meio de Think Tanks, treinamentos e desenvolvimento de projetos visando ao comércio e investimentos. Serão iniciadas as discussões sobre a implantação do Escritório Internacional da Investe dentro do BPIC, e o possível local poderá ser visitado. Será feita a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) ao final para firmar os laços de parceria e iniciar o estudo da implantação do escritório.

O governador também terá encontro com lideranças da Cidade de Xiamen, organizado pela Prefeitura de Xiamen. Já no dia 26 de outubro, ocorrerá um Evento de Matchmaking entre empresários de Fujian e empresários piauienses. Consta na programação do dia, a assinatura do Acordo de Amizade entre Fujian e Piauí; assinatura MoU entre Porto de Xiamen e Porto de Luís Correia; assinatura de MoU entre Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e ZPE de Parnaíba.

No dia 27 será a viagem de Fuzhou a Xangai. No mesmo dia, haverá reunião com a presidenta Dilma Rousseff no New Development Bank – NDB. Na pauta, a apresentação da Carteira de Projetos do Estado do Piauí e busca de apoio institucional e financiamento do NDB para o desenvolvimento do Piauí.



Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: governador, china, parceria