Rafael Fonteles apresenta ao presidente Lula projeto que interliga rodovia, ferrovia e hidrovia

28/01/2023 10h53


Fonte G1 PI



Em viagem à Brasília, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), reuniu-se nesta sexta-feira (28) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e apresentou o projeto do "Intermodal do Vale do Parnaíba", uma obra de infraestrutura que envolve construção de rodovia, ferrovia e hidrovia. Ele participou também do Fórum Nacional dos Governadores, que reuniu os Chefes do Executivo de todo o Brasil.

"O projeto envolve a construção de um anel viário para interligar todo o estado à região do cerrado para o transporte dos grãos; uma hidrovia para o transporte de mercadorias através de embarcações no rio Parnaíba e a ferrovia entre Teresina e Luís Correria, que tem como objetivo chegar ao Porto, que segundo Fonteles, está na fase da contratação da dragagem e do cais do terminal pesqueiro", informou a assessoria do governador.

No Fórum, cada governador apresentou uma proposta específica do seu respectivo estado. Desde a campanha eleitoral, Lula prometia o encontro logo no início do mandado. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e ministros também estiveram presentes. Depois da reunião, o presidente almoçou com os governadores.

"Nós vamos mostrar ao povo brasileiro que o ódio acabou. Que o que aconteceu no dia 8 de janeiro não vai se repetir. Vamos recuperar a democracia nesse país, e a essencialidade da democracia é falar o que quer, desde que não obstrua o direito do outro falar. Por isso, eu falo que o Brasil vai voltar a normalidade",
declarou Lula.

“Louvamos o presidente Lula por esse gesto de retomada de diálogo federativo para termos um novo pacto federativo, muito mais coerente com as responsabilidades e com a disponibilidade financeira de cada ente federativo”,
comentou Fonteles.

Participam também do encontro os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; da Fazenda, Fernando Haddad; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Casa Civil, Rui Costa; da Saúde, Nísia Trindade e Márcio Macêdo, da Secretária-geral da Presidência.

O primeiro encontro do presidente petista com os governadores aconteceu ainda no começo do mês e em caráter de emergência por conta das manifestações terroristas de bolsonaristas radicais no dia 8 de janeiro.

Desde a última quinta-feira (26), Rafael Fonteles reúne-se em Brasília com representantes do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Economia ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), para tratar sobre a Reforma Tributária.

Rafael classificou a Reforma Tributária como “a mais importante reforma para o país na atualidade”. O governador reuniu-se ainda em Brasília com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar do tema.