Rafael Fonteles afirma querer piauiense em Ministério da gestão de Lula

29/11/2022 09h24


Fonte 180graus

Imagem: AscomRafael Fonteles(Imagem:Ascom)Rafael Fonteles

O governador eleito Rafael Fonteles (PT), declarou, em entrevista concedida a Revista Conjuntura Econômica publicada neste domingo (17/11), que espera um piauiense no Ministério do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reafirmando que o Estado deu proporcionalmente a maior votação do país ao petista.

O novo líder do Executivo ainda reiterou o compromisso com a área social, mas também com a responsabilidade fiscal, destacando o trabalho feito no Piauí.

“Como candidato da situação, que nunca tinha postulado ao cargo de governador, ganhei no primeiro turno, com 57% dos votos. Dias se elegeu senador, elegemos 8 dos 10 deputados da bancada federal do Piauí, e 22 dos 30 deputados estaduais. E demos a maior votação para o presidente Lula em todo o país – espero que o estado, e o Nordeste, seja reconhecido na escolha do ministério. Piauí foi o exemplo claro de que a responsabilidade fiscal gerou benefícios sociais ao longo de um mandato. Ou seja, que responsabilidade fiscal e social andam juntas”, frisou.

Rafael Fonteles detalhou as principais metas da gestão, que terá início em janeiro do próximo ano. O governador eleito reverberou na área da segurança que atuará em prol da redução dos índices de violência, de modo que o Estado se aproxime do número recomendado pela Organização das Nações Unidas.

“Na área da segurança, nos últimos anos observamos um aumento da violência, mas continuamos sendo o estado menos violento do Nordeste. Nosso principal desafio se concentra na região metropolitana e no litoral do estado. Temos meta ousada de reverter esse quadro e nos aproximar do índice recomendado pela ONU, de 10 mortes por 10 mil habitantes, o que significaria reduzir nossos números à metade. É algo difícil – até pelo fato de que antes não convivíamos com facções criminosas, que agora estão no estado –, mas estou aproximando a Secretaria de Segurança do Executivo, para reforçar esse trabalho”,
afirmou. 

Na área econômica, ele frisou que o foco é a geração de emprego e renda. "Nesse campo, estamos desenvolvendo várias estratégias, como para a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Parnaíba; desatar o Porto de Luís Correia, o que contempla a reconstrução da ferrovia que liga Teresina a Parnaíba (antiga Estrada de Ferro Central do Piauí). Também queremos apostar em parques industriais e agroindustriais na área do Cerrado, promovendo uma aproximação com o setor produtivo e investidores locais e estrangeiros. A ideia é fortalecer a agência de fomento Investe Piauí –que cuida, entre outros projetos, da ZPE e dos distritos tecnológicos da capital e do litoral”, declarou o governador eleito.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, governador, eleito