Qualidade do fornecimento de energia no Piauí será tema de audiência pública

01/03/2022 11h01


Fonte Alepi

Após se manifestar várias vezes no Plenário da Assembleia Legislativa e de se reunir com a diretoria da Equatorial Piauí, o deputado estadual Franzé Silva (PT) disse que pedirá a realização de audiência pública para discutir a constante falta de energia em bairros de Teresina e também no interior do Estado.

“Estamos recebendo aqui na Assembleia um quantitativo muito grande de reclamações dos usuários da Equatorial que buscam soluções. Sentamos com o diretor da Empresa, Lener Jayme, que nos apresentou os investimentos que estão sendo feitos pela Equatorial e eu apresentei para ele o quantitativo de reclamações”,
disse o deputado.

“De forma nenhuma nós queremos um embate com a Equatorial, mas queremos que a Equatorial cumpra o seu papel social. É inadmissível que uma capital fique sem energia por 12 horas ou passar 48 horas sem energia no interior do Estado. São pessoas que tem prejuízos em seus negócios, com familiares idosos, acamados, recém nascidos, que sofrem com a falta de energia. Compreendemos a estratégia da Equatorial de trabalhar primeiro a questão do fortalecimento das estações, mas essas duas coisas tem que andar juntas, ter um bom atendimento ao cliente e o sistema de manutenção. Enquanto as faltas de energia forem constantes nós aqui na Assembleia vamos fazer esse debate, e o próximo passo é solicitar uma audiência pública para que a gente possa entender e fazer pressão para que a Equatorial cumpra o seu papel”,
completou o parlamentar.

Franzé tem denunciado constantemente no Plenário da Alepi “péssima prestação de serviço e de atendimento da Equatorial Piauí aos piauienses em todos os municípios”. O parlamentar colocou sua assessoria jurídica para tratar das denúncias dos consumidores e informou que vai levar a empresa à Justiça por conta dos prejuízos causados à população.

Ministério Público deve intervir - Em reunião, realizada no último dia 8 de fevereiro, com o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, o deputado estadual Franzé Silva (PT) solicitou intervenção do Ministério Público do Estado quanto aos problemas referentes ao fornecimento de energia elétrica pela Equatorial Piauí em todo o Estado.

O chefe do Ministério Público informou que já tramitam, em todo o Estado, ações de usuários e empresas contra a Equatorial Piauí. Moura ressaltou, inclusive, que há um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Procon-PI em que a Equatorial se compromete a resolver os problemas até dezembro de 2022.

Diante da informação, o deputado Franzé Silva já apresentou, na Assembleia, requerimento solicitando do Ministério Público do Piauí as informações acerca do TAC, para encorpar a fundamentação de ações contra a empresa.


Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: equatorial, energia, estado