Projeto que obriga psicólogos nas escolas foi apreciado na CCJ

10/11/2015 16h40


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputado Rubem Martins (PSB)(Imagem:Alepi)Deputado Rubem Martins (PSB)

Foi discutido nesta terça (10) na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o Projeto de Lei de autoria do deputado Rubem Martins (PSB), que obriga a presença de profissionais de psicologia nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio do Piauí.

A deputada Flora Izabel (PT) foi a relatora do projeto e propôs que o mesmo fosse transformado em Indicativo de Projeto de Lei, uma vez que a matéria vai gerar despesas para o Estado.

“É um projeto muito importante, não tenho dúvidas, mas sugiro que seja transformado em Indicativo”,
disse a relatora.

De acordo com o projeto, o psicólogo irá atuar junto a escola em consonância com as famílias, visando a melhoria na qualidade do ensino e do aprendizado. A matéria indica a atuação dos profissionais, com carga horária de 25 horas, nas escolas que atendam mais de 200 alunos.

“O projeto surgiu da necessidade de haver um acompanhamento nas escolas, constatamos casos no Piauí de criança com autismo que sofria maus tratos por seu comportamento ser confundido com preguiça”, defendeu o deputado.

Para o parlamentar, através da atuação dos psicólogos nas escolas, será possível identificar nos alunos comportamento relacionado a problemas de violência doméstica, bullying, abuso sexual e uso de drogas. “Acato o parecer da relatora em transformar o projeto de lei em indicativo, mas lamento porque dessa forma a matéria fica na mão do governador e acredito que haverá má vontade no atendimento do pleito”, disse.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: projeto, escolas, relatora