Projeto de piscicultura do Acre é referência para o PiauÃ
08/05/2015 13h15Fonte Governo do PiauÃ
O governador Wellington Dias visitou, na manhã desta quinta-feira (7), o novo Frigorífico do Complexo Industrial do Peixe (Peixes da Amazônia S/A) e participou do ato de Abertura do 3º Encontro de Piscicultores do Acre, na capital Rio Branco, com a presença do governador do Acre, Tião Viana, do senador Jorge Viana, do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e do presidente da Bolívia, Evo Morales.Acompanharam o governador os superintendentes da Caixa Econômica no Piauí, Emanuel do Bonfim; Banco do Nordeste no Piauí, Luiz Alberto da Silva Júnior, Codevasf (Companhia de Desenvolvimenro dos Vales dos Rios São Francisvo e Parnaíba), Inaldo Guerra, a vice-governadora Margarete Coelho e o secretário do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma.
Imagem: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Evo Morales, Tião Viana, Wellington e Lula em encontro com piscicultores no Acre.
Evo Morales, Tião Viana, Wellington e Lula em encontro com piscicultores no Acre.De acordo com Lula, a experiência desenvolvida no Acre com a atividade da piscicultura é extremamente rentável e merece ser replicada. Por nisso mesmo a presença do presidente Evo Morales. "Tem gente que não gosta porque o Brasil é um país muito grande em diferentes pontos, econômico, populacional, produto interno bruto e mesmo tecnológico. E portanto, o Brasil tem que ser solidário, disposto a ajudar os países vizinhos a crescerem para que esse continente se transforme", declarou o ex-presidente.
O ex-presidente lembrou que em agosto de 2013 participou do 1° Encontro de Piscicultores, da inauguração do Centro de Alevinagem e da conclusão da primeira etapa do complexo. E dessa vez retornava para conhecer as instalações da Fábrica de Rações e do Frigorífico de Processamento de Peixes, que já opera desde abril, em caráter experimental.
De acordo com o governador Wellington Dias a ideia da visita a esse projeto de piscicultura do Acre é discutir a estruturação de algumas cadeias produtivas no Piauí. "O Piauí tem um potencial para diferentes cadeias produtivas em áreas como aquicultura e pesca, avicultura, ovino, caprino, enfim. A ideia é conhecer essa experiência, que é uma forma aperfeiçoada da modelagem da Cocajupi e Casa APIs, e montar empreendimentos dessa natureza", avaliou.
Imagem: Ana Costa
Ato de Abertura do 3º Encontro de Piscicultores do Acre.
Ato de Abertura do 3º Encontro de Piscicultores do Acre.Francisco Limma, secretário de Desenvolvimento Rural do Piauí, destacou que o diferencial desse projeto é a modelagem. "Aqui tem como centro uma empresa privada, uma sociedade anônima, e não uma cooperativa. Há investimentos privados e públicos, onde o Estado adquire parte das ações e destina aos produtores", diz.
Limma explica que o empreendimento contempla pequenos, médios e grandes produtores. Um outro diferencial é o investimento em todas as etapas da cadeia: produção de alevinos, produção de rações e assistência técnica além do processamento de peixes.











