Progressistas representa contra peça publicitária considerada racista

25/10/2025 11h53


Fonte Ascom

Imagem: ReproduçãoProgressistas representa contra peça publicitária considerada racista.(Imagem:Reprodução)Progressistas representa contra peça publicitária considerada racista.

O Progressistas, através de sua assessoria jurídica, ingressou com ação penal e ação civil públicas contra o Governo do Estado e sua equipe de comunicação após veiculação de uma campanha publicitária considerada racista.

O vídeo mostrou um homem branco, ao centro da cena, tendo o seu telefone celular sendo levado por dois jovens negros. Ao final do VT, os jovens são presos e a vítima agradece à polícia, numa campanha patrocinada com recursos públicos.

Houve uma ampla repercussão negativa, inclusive com divulgação em grandes veículos da imprensa nacional. E, por conta disso, o governador do estado Rafael Fonteles, assim como o perfil oficial do Governo, decidiram apagar o vídeo com o conteúdo considerado racista.

"A campanha reproduz, com tom cômico, o estereótipo que associa juventudes negras à criminalidade, convertendo comunicação estatal em instrumento de estigmatização. Trata-se de típico caso de racismo estrutural que se manifesta na forma do chamado racismo recreativo", diz trecho da peça movida pelo Progressistas.

O processo lembra um caso semelhante ocorrido na Prefeitura de Campinas-SP, que teve que se retratar, através de um Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público, em razão de vídeo publicitário com conotação racista." O vídeo com teor racista mostrava a importância das câmeras de segurança no combate à criminalidade, mas a gravação mostrava apenas abordagens de pessoas negras, reforçando o mesmo estereótipo da propaganda ora combatida, veiculada pelo Estado do Piauí".

Entre os pedidos, feitos junto ao Ministério Público do Piauí, a ação do Progressistas quer que seja "expedido ofício ao Governo do Estado do Piauí e à Secretaria de Comunicação, para que apresentem cópias do procedimento licitatório e contrato referente à propaganda em questão; que seja instaurado procedimento investigativo para apurar e punir os responsáveis pela propaganda racista e que haja punição aos responsáveis por danos morais coletivos causados em razão da divulgação massiva da publicidade institucional racista, inclusive mediante publicação de retratação".

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: estado, propaganda, racista