Primeira plataforma interativa do Legislativo piauiense será voltada para mulheres

07/03/2024 10h59


Fonte Alepi

Imagem: AlepiPlataforma da Alepi vai incentivar participação feminina no Legislativo piauiense.(Imagem:Alepi)Plataforma da Alepi vai incentivar participação feminina no Legislativo piauiense.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) lança, nesta quinta-feira (7), a plataforma interativa “Direito da Mulher Aqui é Lei”, como parte da comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. A plataforma vai acolher sugestões em diversos formatos, inclusive áudio, que possam vir a se tornar projetos de lei. Através do uso das novas tecnologias o Poder Legislativo do Piauí quer incentivar a participação feminina na formulação de leis e projetos de políticas públicas voltados para elas. Fortalecer a voz das mulheres piauienses na criação de políticas públicas, oferecendo-lhes um espaço para contribuir ativamente no processo legislativo do estado.

"Elas são maioria na sociedade e são também as que carregam grandes responsabilidades sem que ainda tenha sido dado a Mulher o devido espaço. Além de uma reparação é uma porta aberta a grandes contribuições pois temos certeza que desta plataforma virão grandes ideias e muitas motivações para que a Assembleia trabalhe mais no sentido de aproximação com as demandas da sociedade. Algo que está entre nossas principais metas de gestão"

Segundo o president4e Franzé Silva, o tema da Semana da Mulher na Alepi este ano é "Mulheres de Bem com a Vida" é uma das formas de proporcionar este bem estar é exatamente dar voz mais direta a elas junto as instância de decisão como é o caso do Poder Legislativo. "Esperamos receber muitas controibuições e as críticas deverão ser analisadas, também com o mesmo ou maiur cuidado", completa.

Participação – As mulheres podem acessar a plataforma (www.mulhereaquielei.com.br) e submeter propostas de projetos de lei através de um formulário simples. Uma comissão especial, composta por parlamentares e representantes da sociedade civil, especialmente mulheres, será encarregada de avaliar as sugestões recebidas.

As propostas viáveis serão encaminhadas para análise das comissões temáticas da Assembleia Legislativa, onde serão debatidas e aprimoradas. Os projetos de lei aprovados pelas comissões serão levados ao plenário para votação e, se aprovados, serão encaminhados para sanção.

“Essa iniciativa representa um marco na história legislativa do Piauí, mostrando que as mulheres podem moldar o futuro que desejam ver. O projeto demonstra o compromisso de aproximar a população do Legislativo, ampliando e criando canais de interação significativos”, destaca o presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT).

Lançamento – O lançamento da plataforma “Direito da Mulher Aqui é Lei” está marcado para a solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá no dia 07 de março, no Cine Teatro da Alepi, a partir das 9 horas. O evento também será palco de uma homenagem a mulheres pilares na construção social piauiense.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews