Preso na Lava Jato colecionava armas em mansão à beira-mar em Niterói

03/08/2017 10h05


Fonte G1 Globo

Imagem: TV GloboClique para ampliarArmas apreendidas na casa de Ricardo Falcão(Imagem:TV Globo)Armas apreendidas na casa de Ricardo Falcão
Um dos presos na Operação "Rio 40 Graus", deflagrada nesta quinta-feira (3) pela força-tarefa da Lava Jato no Rio, colecionava armas em um casarão à beira-mar em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Pistolas, revólveres e espingardas foram apreendidos na casa de Ricardo Falcão, ex-engenheiro fiscal de obras da Prefeitura do Rio e suspeito de envolvimento em esquema de propinas.

A Polícia Federal levou mais de 15 armas para averiguação. Segundo Falcão, todo o armamento é legal.

A operação

O ex-secretário municipal de Obras do Rio nas duas gestões do ex-prefeito Eduardo Paes, Alexandre Pinto, foi preso por agentes da Polícia Federal pela manhã. Ele estava em casa, na Taquara, na Zona Oeste, em um condomínio de luxo da região.

Os agentes foram às ruas para cumprir nove mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, três conduções coercitivas e 18 mandados de busca e apreensão. Nove mandados estão sendo cumpridos no Rio e um em Pernambuco, onde foi confirmada a prisão de Laudo Aparecido Dalla Costa Ziani, genro do ex-deputado Pedro Corrêa. A operação foi batizada de "Rio 40 graus". Outro alvo da ação é a advogada Vanuza Sampaio, que foi levada para a sede da PF.

Todos os mandados são expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ªVara Federal Criminal do Rio. Segundo as investigações, os suspeitos receberam R$ 35,5 milhões em propina de obras públicas.

Tópicos: casa, ricardo, armas, apreendidas