Presidente do TJ diz que pacote anticrime fortalece a punibilidade de organizações criminosas

27/12/2019 10h26


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comPresidente do TJ diz que pacote anticrime fortalece a punibilidade de organizações criminosas(Imagem:Cidadeverde.com)

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins, afirmou nesta quinta-feira (26), que o pacote anticrime sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro vai contribuir para aumentar a punibilidade de grandes organizações criminosas. No entanto, segundo ele, o grande entrave ainda do Judiciário é atender a demanda crescente de processos.

“Para as grandes organizações criminosas vai fortalecer a punibilidade. Hoje as grandes organizações criminosas, tráfico de drogas, crimes de corrupção contra a administração pública, devem ser combatidas com rigor, mas eu quero deixar bem claro que o judiciário brasileiro não consegue atender a demanda”, disse o presidente em entrevista à TV Cidade Verde.

Segundo o presidente, em todo o Brasil são mais de 100 milhões de processos tramitando na justiça. “Pelo método tradicional de julgar é muito difícil o poder Judiciário atender essa demanda, somente através da mediação, da conciliação é que nós podemos dar vazão”, ressaltou.

Orçamento

Sebastião Ribeiro Martins, assim como os outros poderes, se queixou do orçamento do Estado previsto para 2020.

“Todos os poderes estão reclamando. Encaminhamos 11% para a Seplan, sabendo que poderia negociar. Nós estávamos esperando pelo menos 4%, mas mesmo assim o Judiciário precisa de 8% para suprir suas demandas. O pagamento do pessoal é através do duodécimo”, afirmou.

Para 2020, a meta de Sebastião Ribeiro Martins é continuar combatendo a morosidade. “O grande mal da justiça brasileira e do Piauí é a morosidade. A população reclama e nós temos que atender bem. Vamos continuar a busca permanente de produtividade”, finalizou.

Tópicos: grandes, atender, criminosas