PPA Participativo: encontro em Teresina deve receber 600 pessoas para discutir propostas

10/07/2023 09h34


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas Carvalho/ ClubeNewsGoverno do Piauí ? Palácio de Karnak(Imagem:Jonas Carvalho/ ClubeNews)Governo do Piauí - Palácio de Karnak

O encontro participativo da construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 acontecerá a partir desta segunda-feira (10) e vai até quarta-feira (12) no Blue Tree Tower Rio Poty, em Teresina.

O evento é realizado pelo Governo do Piauí com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A expectativa do evento é receber 600 pessoas, de todos os 12 territórios do Piauí.

O PPA é um instrumento legal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas dos próximos quatro anos. O documento traça um plano de médio prazo e é elaborado no primeiro ano de mandato do gestor do poder Executivo eleito.

O encontro contará com oficinas participativas sobre os eixos temáticos do PPA, nos dias 11 (terça-feira) e 12 de julho (quarta).


As oficinas serão momentos de discutir temas como: Educação inclusiva e de qualidade; Saúde e bem-estar; Redução das desigualdades; Mudanças climáticas, Meio Ambiente e recursos hídricos; Justiça e segurança.

As oficinas participativas funcionam como audiências públicas com os conselhos de desenvolvimento territorial e demais participantes da sociedade civil. O intuito é avaliar o cumprimento de ações prioritárias definidas na elaboração do PPA.

O secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, reforça a importância da participação popular na construção desse instrumento.

“O principal objetivo é escutar a população, entender a diversidade do estado e poder organizar os instrumentos orçamentários de maneira a alocar recursos para obras, serviços e políticas públicas que beneficiem especialmente aquelas pessoas que mais precisam”,
afirmou o gestor.

Segundo Kerle Dantas, diretor de Planejamento da Seplan, a primeira etapa foi fundamental para traçar um planejamento no âmbito tático dos objetivos do governo.

“Agora, queremos ouvir as pessoas para saber as áreas de ação que merecem prioridade dos gastos públicos nos próximos quatro anos”,
explicou o diretor.

Para quem deseja participar a inscrição deve ser feita por meio do site:
https://go.hep.solutions/PPA-PI-2024-2027

Cronograma de atividades:

10/07 – abertura (credenciamento a partir das 16h; solenidade às 18h30)
11/07 – oficinas temáticas (manhã e tarde)
12/07 – oficinas temáticas (manhã)


Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica