Piauí usará urnas eletrônicas 18 vezes mais rápidas que modelos anteriores

28/05/2022 10h13


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Déborah RadassiPiauí usará urnas eletrônicas 18 vezes mais rápidas que modelos anteriores.(Imagem:Déborah Radassi)

Das mais de dez mil urnas eletrônicas que serão usadas no Piauí para as eleições deste ano, 4.220 delas serão de novos modelos desenvolvidos para o pleito de 2022. Além de mais modernos e de fácil manutenção, Anderson Lima, secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), explica que os equipamentos possuem um maior poder de processamento de dados.

“As principais vantagens estão relacionadas à velocidade das urnas eletrônicas, que são bem mais rápidas que o modelo anterior. O novo modelo é 18 vezes mais rápido que o de 2015. Além disso, houve modificações no terminal do mesário, que agora tem tela touchscreen, que vai permitir ao mesário usar o equipamento de uma maneira um pouco diferente, e a bateria delas tem uma longevidade maior”, pontuou o servidor.

De todo o lote de novas urnas eletrônicas que devem ser enviadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o TRE-PI já recebeu 2.350 dispositivos. Todo o equipamento é avaliado assim que chega à Seção de Voto Informatizado (SEVIN) e passa por uma bateria de testes de integridade até o dia de votação.

“Quando recebemos esse equipamento do fabricante fazemos um procedimento de testes para saber se os componentes estão funcionando como o esperado. Também fazemos a certificação, que é quando colocamos as informações nas urnas nelas que só permitem a execução de programas desenvolvidos pela Justiça Eleitoral",
enfatiza Lima.
Imagem: Déborah Radassi Piauí usará urnas eletrônicas 18 vezes mais rápidas que modelos anteriores. (Imagem:  Déborah Radassi)

Além das novas urnas eletrônicas, serão usadas no Piauí 1.253 do modelo 2009, 2.127 do modelo 2010, 913 do modelo 2011, 395 do modelo 2013 e 1.709 do modelo 2015. Apesar da variedade de versões de equipamentos, o técnico do TRE-PI ressalta que não há mudança em relação ao procedimento de votação.

"Essas urnas eletrônicas tem um funcionamento similar às anteriores, então o eleitor pode ficar tranquilo que a forma como ele votava nas antigas vai continuar o mesmo, a diferença é mais no aspecto do formato e na velocidade dos componentes internos da urna, mas para o eleitor a experiência será a mesma", finalizou o servidor.



*Com informações do Jornal do Piau
í


Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: modelo, equipamento, urnas