Perfil da segurança do Piauí é traçado em audiência

17/06/2015 14h04


Fonte Alepi

A Assembleia Legislativa realizou nesta qurta-feira (l7) audiência pública onde foi discutido com o Secretário de Segurança, Capitão Fáio Abreu e o Comandante Geral da Polícia Militar Cel. Carlos Augusto, a necessidade de participação da população na elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública em razão do alto índice de violência no Piauí. O requerimento foi assinado pelos deputados Evaldo Gomes (PTC) e Robert Rios (PDT). O debate foi realizado através da Comissão de Segurança Pública da Assembleia.

Na ocasião o Fábio Abreu disse que está em fase de elaboração o Plano de Segurança com a colaboração de três consultorias, sem ônus para o Governo do Estado, com o plano de ações da mesma forma do implantado em Pernambuco. Será colocado um Centro Integrado de Comando com câmeras e monitoramento na Polícia Militar. Será o Centro Integrado de Comando. Dessa forma toda a cidade de Teresina será filmada através das câmaras.

Imagem: AlepiPerfil da segurança do Piauí é traçado em audiência.(Imagem:Alepi)

O comandante da PM disse que, no momento, o Estado está em fase de preparação de novos concursos públicos para preenchimento nos próximos quatro anos com 450 novos policiais para o Piauí.

Também o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Carlos Augusto informou aos deputados que, agora, existe um plano emergencial de segurança .Disse que, segundo as estatísticas, foram registrados em 2014, 40 homicídios, fevereiro, 30 e, em março 30 homicídios no Estado.

Ele disse ainda, que, hoje o efetivo da PM é de 6 mil homens. Cêrca de 3.500 atuam em Teresina e outros 2.500 policiais no interior do Estado. A lei estadual prevê um efetivo com 11.300 policiais, O Comandante disse aos deputados disse que “a meta é reforçar o policiamento em 62 municípios que fazem divisa com outros Estados devido o grande índice de crime de assalto a banco, drogas e o roubo a caixa eletrônico".

Participaram da Audiência Pública os deputados Themístocles Filho, Firmino Paulo (PSDB), Evaldo Gomes (PTC), Robert Rios (PDT), Flora Izabel (PT), Joel Rodrigues (PTB), Zé Santana (PMDB), Liziê Coelho (PTB), e Rubem Martins (PSB).

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica