Para sair de impasse, governo Bolsonaro já torce para Trump reconhecer logo resultado da eleição

08/11/2020 10h55


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPara sair de impasse, governo Bolsonaro já torce para Trump reconhecer logo resultado da eleição ame(Imagem:Reprodução)
 Integrantes do governo de Jair Bolsonaro ouvidos pelo blog já torcem reservadamente para o presidente Donald Trump reconhecer a vitória do democrata Joe Biden como forma de sair da armadilha criada pelo próprio Planalto ao decidir que só reconhecerá o resultado oficial da eleição americana.

Reservadamente, auxiliares de Bolsonaro reconhecem ser impossível Trump reverter o resultado eleitoral, mesmo com recursos na Suprema Corte dos Estados Unidos. Por isso, a avaliação é que Bolsonaro só sairá desse impasse com uma solução apresentada pelo próprio Trump.

Num gesto de fidelidade o republicado, Bolsonaro ainda não mandou mensagem parabenizando Biden pela vitória, na contramão de outros líderes mundiais, inclusive da Europa e daqui, da América do Sul. A tradição americana é de reconhecimento do placar da disputa pelas projeções feitas pelos veículos de mídia.

No Palácio do Planalto, a ordem, até o momento, é aguardar o anúncio oficial. Bolsonaro chegou a fazer uma transmissão ao vivo em uma rede social na noite deste sábado e, nos quase 30 minutos da live, não fez menção às eleições norte-americanas.

Enquanto isso, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, já se manifestaram sobre o resultado da eleição. Governadores, como o tucano João Doria, e políticos como o ex-ministro Ciro Gomes, também já parabenizaram Biden.

“Isso aumenta a pressão para uma posição do próprio presidente”, disse um auxiliar, ressaltando que Bolsonaro vive um dilema: o de lealdade aTrump e o do pragmatismo das relações exteriores.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: presidente, trump, bolsonaro