Ministério aprova requerimento que beneficia produtores do Piauí

15/09/2016 13h49


Fonte Alepi

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), encaminhou requerimento ao residente da República, Michel Temer (PMDB), ao governador do Wellington Dias (PT) e ao Ministro da Fazenda e da Agricultura, Blairo Maggi, solicitando a edição de uma Resolução do Bacen (Banco Central do Brasil) que viabilize as renegociações de operações de crédito rural de custeio e investimentos para produtores rurais.

Imagem: AlepiClique para ampliarThemístocles Filho(Imagem:Alepi)

A solicitação do presidente , enviada na última terça (13) foi aprovada e uma nova resolução viabilizará a renegociação de créditos para produtores rurais que tiveram prejuízo em decorrência da estiagem na área do território Sudene (Matopiba).

“Nós solicitamos apoio ao pleito da Associação dos Produtores de Soja do Estado do Piauí, que é uma entidade de classe que congrega os produtores de soja e outras culturas. Os representantes dos membros desta associação vieram à Assembleia em busca de soluções. Buscamos medidas que possam amparar o setor agropecuário do cerrado piauiense para enfrentar as dificuldades ocorridas em virtude desta situação de Estiagem”,
afirmou o presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho.

No ofício que foi encaminhado a casa legislativa o presidente da APROSOJA-PI, Moysés E. Barjud, ressaltou que as renegociações de operações de crédito rural de custeio e investimentos embasadas nas premissas do MCR (Manual de Crédito Rural) para os casos de frustração de safra e incapacidade de pagamento não vem tendo um bom aceite por todas as instituições bancárias que atuam no Estado, mesmo comprometendo a continuidade da atividade devido a impossibilidade de contratação de novos custeios/investimentos.

“Buscamos o que for melhor para o estado. O Piauí tem que ter a próxima safra segura e viável ao produtor, garantindo os níveis de produtividade e renda da atividade”,
finalizou o deputado Themístocles Filho.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica