Margareth Menezes aceita convite de Lula para assumir Ministério da Cultura

13/12/2022 14h29


Fonte meionorte.com

 Imagem: Ricardo Stuckert
Clique para ampliarMargareth Menezes aceita convite de Lula para assumir Ministério da Cultura(Imagem:Ricardo Stuckert)Margareth Menezes aceita convite de Lula para assumir Ministério da Cultura

A cantora Margareth Menezes aceitou o convite do presidente eleito Lula (PT) para comandar o Ministério da Cultura a partir de 2023.

"Agradeço ao presidente Lula pela confiança, tendo a certeza de que será um grande desafio e uma enorme responsabilidade. Vamos trabalhar incansavelmente para reerguer a Cultura do nosso país", escreveu ela em seu perfil do Twitter.

O Ministério da Cultura foi extinto pelo governo Jair Bolsonaro e transformado em uma secretaria vinculada ao Ministério do Turismo. Durante a campanha, Lula disse que, se eleito, iria recriar o Ministério da Cultura.

A declaração foi dada durante entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo.

Mais cedo, Margareth se encontrou com o petista no hotel onde ele está hospedado na capital federal.

"Foi uma conversa [com Lula] muito animadora para a gente que é da área da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão mesmo. Foi uma surpresa para mim também", declarou a artista.

Ela acrescentou que existe a "necessidade de a gente fazer uma força-tarefa para a gente levantar o Ministério da Cultura".

"Agora é isso: a gente juntar todo mundo, a gente ouvir todo mundo, a gente levantar primeiro o Ministério e fazer a Cultura do Brasil no lugar que ela sempre merece de reconhecimento, que sempre foi reconhecida no mundo inteiro todas as áreas da cultura. As culturas populares, a gente reascender o caminho que foi criado."

Em suas redes sociais, Lula agradeceu à Margareth por aceitar o convite.

Obrigado, companheira @margarethmenezes por aceitar o convite de ser ministra da Cultura. Nos últimos anos, a cultura sofreu um desmonte no Brasil. E nós vamos honrar nosso compromisso de reconstruir e fortalecer o setor.

Na última sexta-feira (9), Lula anunciou cinco ministros de seu terceiro mandato:

-Fernando Haddad (Fazenda);

-José Múcio Monteiro (Defesa);

-Flávio Dino (Justiça);

-Rui Costa (Casa Civil);

-Mauro Vieira (Relações Exteriores).

A expectativa é que Lula anuncie mais ministros nesta semana.

Margareth Menezes

Margareth Menezes tem mais de 10 álbuns lançados, várias indicações ao Grammy e fez mais de 20 turnês internacionais Ela também fundou a Associação Fábrica Cultural, de combate ao trabalho infantil, exploração sexual e outras violações de direitos.

A cantora deve participar do show da posse de Lula, ao lado de outros artistas com Paulinho da Viola, pastor Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves.

De acordo com a colunista Andréia Sadi, a opção por um artista para comandar a pasta se assemelha à fórmula usada por Lula no primeiro mandato, quando o presidente optou por Gilberto Gil.

Tópicos: cultura, menezes, minist?rio