Margarete recebe presidente da Codevasf e debate abastecimento

25/07/2015 10h49


Fonte Portal do Governo do Estado do Piauí

Imagem: Tamyres RebecaClique para ampliarMargarete Coelho recebe representantes da Codevasf.(Imagem:Tamyres Rebeca)Margarete Coelho recebe representantes da Codevasf.

A governadora em exercício, Margarete Coelho, recebeu o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codesvaf), Felipe Mendes, e o superintendente regional da entidade, Inaldo Guerra, para tratar sobre projetos em andamento no Estado em parceria com a Instituição.

Margarete enfatizou a importância do órgão para o Estado e diz acreditar que a presença do piauiense no cargo de presidente da Codevasf ajude a impulsionar o desenvolvimento do Piauí. “A pauta foi as potencialidades do Piauí e tratamos sobre as formas que, através da Codevasf, podemos impulsionar o crescimento do Piauí. Na minha opinião, historicamente, o Piauí não tem sido tratado como deveria. Agora, contamos com a presença de um piauiense, e não é qualquer piauiense, é alguém que gosta e que conhece muito bem este Estado”, elogia.

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. A companhia realiza constantes investimentos em ações de controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos. Além disso, a Codevasf contribui para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais em comunidades rurais, especialmente em áreas tradicionalmente afetadas por longas estiagens, promovendo a inclusão produtiva de famílias.

Na oportunidade, Felipe Mendes entregou um relatório de processos e convênios que estão sendo desenvolvidos no Estado, relacionando as observações e situação. Ele revelou que o abastecimento de água da região de São Raimundo deve ser tratado com prioridade e será mais um dos pleitos junto à esfera Federal.

“A Codevasf realizou estudos superficiais e preliminares sobre a questão do abastecimento de água naquela região. E agora, a Codevasf vai fazer todo o esforço para que seja realizado um projeto que acabe com o problema de abastecimento de água em São Raimundo. Uma das opções a ser pleiteada junto à presidenta Dilma (Rousseff) é fazer transporto de águas do rio São Francisco para os rios Piauí e Canindé, como já está sendo feito para o Ceará, Paraíba e o Rio do Norte”, disse.