Margarete Coelho é a 1ª mulher a assumir como vice-governadora do PI

01/01/2015 16h57


Fonte G1 PI

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Margarete Coelho, vice-governadora eleita do Piauí.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Margarete Coelho, vice-governadora eleita do Piauí.

Margarete Coelho (PP) é a primeira mulher a se tornar vice-governadora do Piauí. A advogada tomou posse nesta quinta-feira (1º) ao lado do governador Wellington Dias (PT) para o comando do executivo estadual pelos próximos quatro anos. A solenidade teve início na Assembleia Legislativa com a leitura do termo de posse, juramento e em seguida foram ao Palácio de Karnak onde ocorreu a entrega da faixa governamental e transmissão de cargo.

Margarete nasceu em São Raimundo Nonato, é casada, mãe de duas filhas, advogada e especialista em direito eleitoral, constitucional e processual. É mestranda em Direito Público pela Unisinos. Foi eleita pela primeira vez para exercer o mandato de deputada estadual do Piauí em 2010 quando recebeu 22.749 votos.

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Wellington Dias e a vice Margarete Coelho.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Wellington Dias e a vice Margarete Coelho.

A parlamentar é advogada de referência no País na área de direito eleitoral e atualmente está licenciada do cargo de conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com uma atuação de destaque na Assembleia Legislativa do Piauí em defesa dos direitos da mulher, da representatividade do estado na bancada federal e estadual, no combate às drogas e no respeito ao meio ambiente, Margarete Coelho chega ao cargo de vice-governadora após compor a chapa com Wellington Dias (PT) e conseguiram 1.053.342 (63%). Como parlamentar, integrou as Comissões de Constituição e Justiça; Defesa dos Direitos da Mulher; Infraestrutura, Política Econômica e Segurança Pública na Assembleia Legislativa.

Militante política desde os tempos de estudante por meio de participação ativa nos movimentos estudantis e criou em parceria com os professores Cineas Santos e Alcides Filho o Movimento Ambiental de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural do Piauí, hoje denominado Cara Alegre. Margarete Coelho atuou também como subsecretária de Justiça e Cidadania do Estado do Piauí/2001, sub-secretária de Administração do Estado do Piauí/2002 e Procuradora da Assembleia Legislativa do Piauí.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica