Lula recebe credenciais de nove novos embaixadores
03/02/2026 16h05Fonte Agência Brasil
Imagem: Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante apresentação de cartas credenciais do Embaixador da República da Colômbia, Alfredo Rafael Saade Vergel, no Palácio do Planalto.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante apresentação de cartas credenciais do Embaixador da República da Colômbia, Alfredo Rafael Saade Vergel, no Palácio do Planalto.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (3) as credenciais de nove novos embaixadores no Brasil. As cerimônias, reservadas, começaram por volta das 10h30, no Palácio do Planalto.
A partir desta terça-feira, estão habilitados a despachar no país os representantes das seguintes nações:
- Carlos García de Alba, do México;
- Kjetil Elsebutangen, da Noruega;
- Marwan Jebril, do Estado da Palestina;
- Eleonora Dimitrova, da Bulgária;
- Alfredo Vásquez Rivera, da Guatemala;
- Andhika Chrisnayudhanto, da Indonésia;
- Eleni Lianidou, da Grécia;
- Isabel Maria Oliveira Brilhante Pedrosa, de Portugal; e
- Alfredo Rafael Saade Vergel, da Colômbia.
Tradicionalmente, os governos fazem consultas ao país no exterior sobre a indicação de um novo embaixador para atuar em seu território. Na diplomacia, a consulta é chamada de agrément, que pode ser concedido ou não. O embaixador, então, assume o posto após a entrega de documentos enviados pelo presidente de seu país ao governo do país onde atuará.
A apresentação das cartas credenciais ao presidente da República é uma formalidade que aumenta as prerrogativas de atuação do diplomata no Brasil. Caso a credencial não seja recebida pelo presidente, o embaixador não pode representar seu país em audiências ou solenidades oficiais, por exemplo.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












