Lula participa de evento político em Teresina ao lado de lideranças petistas do Piauí

04/08/2022 08h58


Fonte Portal ClubeNews

Imagem: Redes Sociais W.DiasVisita de Lula ao Piauí(Imagem:Redes Sociais W.Dias)Visita de Lula ao Piauí.

O candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou em Teresina, na manhã desta quarta-feira (3), para participar de um ato político na zona leste da capital que aconteceu por volta das 18h e reuniu lideranças políticas do estado e apoiadores. Segundo a organização do evento, cerca de 40 mil pessoas participaram do encontro.

Lula estava acompanhado de sua esposa, Janja e junto à comitiva do petista estava o candidato ao governo do Piauí, Rafael Fonteles (PT), o ex-governador Wellington Dias (PT), a governadora Regina Sousa e lideranças da base governista do estado, como o senador Marcelo Castro e o candidato a vice Temístocles Filho, ambos do MDB.

A Orquestra Sanfônica abriu o evento como hino nacional e o Coral de Vaqueiros de União cantou o Hino do Piauí. Em seguida, um menino chamado Yuri e a estudante de administração Luciana, ambos do município de Guaribas deram seus depoimentos falando sobre suas histórias de vida.
Imagem: Ricardo StuckertLula no Piauí(Imagem:Ricardo Stuckert)Lula no Piauí.

O senador Randolfo Rodrigues, coordenador da campanha de Lula, abriu os discursos. Também se pronunciaram o senador Marcelo Castro que falou afirmou que o estado mais “Lulista” é o Piauí, o candidato a vice-governador Themistocles Filho e a governadora Regina Sousa.

O candidato ao Senado Wellington Dias falou do desafio da fome e disse que o Piauí é o estado que já esteve no mapa da fome e que não está mais. O ex-governador do estado disse ainda que as 18 mil famílias que faltam receber o programa Luz Para Todos tem esperança de que Lula vai voltar para concluir o programa no estado e ressaltou que o “Time do Povo”, está preparado para governar o Piauí.

O candidato ao governo Rafael Fonteles destacou que este era o maior encontro da campanha de Lula e frisou que o Piauí deu a maior votação ao PT em 2018.

Lula encerrou o ato político e em seu discurso afirmou que se emocionou com a demonstração de grandeza do Piauí em recuperar a bandeira nacional para o povo brasileiro.

“Nós não vamos permitir que o genocida que está em Brasília se apodere da bandeira brasileira. Obrigado ao Piauí pelo gesto que vocês fizeram hoje em trazer a bandeira do Brasil”.

A agenda política no Piauí faz parte de uma série de visitas do candidato ao Nordeste do país. Nos últimos dias, Lula visitou os estados do Ceará e Paraíba. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube e pelas redes sociais de Lula.

Mudança no trânsito

Por conta do evento, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) realizou intervenções na Avenida Presidente Kennedy para garantir a fluidez do trânsito. Segundo a Strans, entre 15h às 21h, a faixa exclusiva de ônibus também poderá ser utilizada pelos demais veículos.

Perfil

Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, nasceu em Garanhuns (PE) e iniciou sua trajetória política como sindicalista em 1966. Foi presidente da República por dois mandatos a partir de 2003, depois de ser eleito em 2002, em disputa no segundo turno das eleições com José Serra. Em 2006, Lula venceu Geraldo Alckmin e foi reeleito ao cargo. A primeira vez que disputou a Presidência foi em 1989, sendo derrotado por Fernando Collor de Melo. Tentou mais duas vezes, em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso nas duas tentativas.

Em 2017, o ex-presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. Em 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou as condenações, por entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações, tornando Lula elegível. No mesmo ano, o plenário do Supremo confirmou a decisão.

Geraldo Alckmin, que nasceu em Pindamonhangaba, no interior paulista, tem 68 anos, é médico e professor. Foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, comandando o governo paulista por mais tempo desde a redemocratização do Brasil. Atualmente é professor universitário no curso de medicina da Universidade Nove de Julho e membro da Academia de Medicina de São Paulo.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: lula, estado, candidato