Líder do Governo, Francisco Costa, destaca a universalização da oferta de água em Teresina

13/10/2020 15h33


Fonte Alepi

Imagem: AlepiDeputado Francisco Costa (PT)(Imagem:Alepi)Deputado Francisco Costa (PT)

Em solenidade virtual, realizada na tarde de quinta-feira (08), Teresina celebrou a universalização do abastecimento de água tratada em toda área urbana. Para o líder do governo Wellington Dias na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Costa (PT), esse resultado demonstra que o Piauí está no caminho certo. "E assim poderemos trabalhar cada vez mais a qualidade na prestação de serviços de saneamento na nossa capital”, destacou.

O serviço de distribuição de água na capital tem beneficiado mais de 800 mil pessoas e contempla o cumprimento da primeira meta, que é o de levar água tratada e de qualidade para as residências de todos os teresinenses.

“Acompanhei o projeto de parceria público-privada ainda em 2017, quando o governo do Estado tomou a decisão, após um processo licitatório, de contratar a empresa Águas de Teresina para subconcessão do sistema de saneamento para nossa capital. E, agora, em 2020, os resultados apresentados comprovam a eficácia decorrente de muitos investimentos - desde melhorias das estações de tratamento, ampliando assim a sua produção, quanto à redução significativa das perdas, a inclusão de novos sistemas de adutoras”, explicou o deputado.

Para tanto, foram instaladas novas unidades de bombeamento nas zonas Sudeste e Leste, implantação de 3,5 km de adutora na zona Sul, mais de 13 km de adutoras nas zonas Norte e Leste, além de ativação e perfuração de 12 novos poços tubulares profundos, extensões de redes e novos registros.

Além disso, a PPP levou água para onde não tinha, beneficiando 32,5 mil moradores de ocupações consolidadas, a exemplo do Parque Vitória, Parque Eliane, Terra Prometida, Vila Nova Esperança, Dilma Rousseff, Leonel Brizola, Padre Humberto, Dandara dos Cocais e Residencial Ananias Carvalho - cujas obras devem ser concluídas este mês.

O parlamentar também ressaltou a melhoria de saúde do cidadão teresinense com a universalização. “Quando falamos de esgotamento sanitário, falamos também da prevenção de doenças, principalmente as de veiculação hídrica. E este resultado é de grande contribuição para a saúde pública, reduzindo as doenças parasitárias e as internações hospitalares”, concluiu.
 

Tópicos: mais, novos, ?gua