Licenciado do Senado, Wellington Dias defende ampliação do mandato de senador para 10 anos
13/05/2025 08h28Fonte ClubeNews
Imagem: Jonas Carvalho
Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento Social e senador licenciado, Wellington Dias, defendeu a proposta de ampliação do mandato de senador da República para 10 anos. A medida consta no Novo Código Eleitoral, que está sob relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI) e ainda não foi votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Atualmente, o mandato de senador é de 8 anos. O período é referente ao dobro do mandato de deputados e vereadores. Com a mudança, o período de exercício dos cargos eletivos nos Poderes Legislativos Municipal, Estadual e Federal passariam de 4 para 5 anos.
“É a grande reforma tirar esse distensionamento. Eleição a cada cinco anos, junto com o fim da reeleição. Eu acho que a gente dá um passo largo em favor de uma gestão com mais estabilidade: município, estado e governo federal. Eu sou favorável à proposta completa e não só essa isoladamente”, defendeu.
A reforma eleitoral também extingue o mecanismo de reeleição para cargos do Poder Executivo, como prefeito, governador e presidente da República. “Eu já votei a favor quando estava no primeiro mandato de senador para que a gente tenha coincidência das eleições para que possamos ter a garantia do fim da reeleição, mas com um mandato de cinco anos”, completou.
Wellington Dias está licenciado do Senado Federal, temporariamente, para chefiar o Ministério do Desenvolvimento Social. A primeira suplente da chapa, Jussara Lima (PSD), assumiu o mandato. Além disso, ele foi governador do Piauí por quatro mandatos. Dias também foi deputado federal, deputado estadual e vereador municipal.