Kim Jong-Un faz reunião para discutir capacidade militar da Coreia do Norte

22/12/2019 09h56


Fonte G1

Imagem: KCNA via KNS / AFPLíder norte-coreano Kim Jong-un inspeciona teste de sistema de lançamento de foguetes em foto de novembro(Imagem:KCNA via KNS / AFP)

O líder norte-coreano Kim Jong-Un realizou uma reunião para discutir o aumento da capacidade militar no país, informou a agência de notícias estatal KCNA neste domingo (22) sem detalhar o dia em que o encontro aconteceu. A reunião com autoridades militares acontece em meio a preocupações de que a Coreia do Norte esteja prestes a voltar a entrar em conflito com os Estados Unidos.

Segundo a estatal, Kim presidiu a reunião na Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores e discutiu medidas "para reforçar as forças armadas gerais do país militar e politicamente".

"Também foram discutidas questões importantes para a melhoria decisiva da defesa nacional geral e questões centrais para o desenvolvimento sustentado e acelerado da capacidade militar de autodefesa", afirmou a KCNA. A comissão é o principal órgão de decisão militar da Coreia do Norte.

Segundo a Reuters, a Coreia do Norte estabeleceu um prazo até o final do ano para os Estados Unidos mudarem o que chama de "política de hostilidade", em meio a um impasse nos esforços para progredir em sua promessa de encerrar o programa nuclear e estabelecer uma paz duradoura.

Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump, se encontraram três vezes desde junho de 2018, mas não houve progresso substancial no diálogo. No sábado, a mídia estatal disse que os Estados Unidos "pagariam caro" por contestar o registro de direitos humanos da Coreia do Norte e disse que as "palavras maliciosas" de Washington apenas agravariam as tensões na península coreana.

Conversas com Japão

Ainda de acordo com a Reuters, Trump falou no sábado com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe sobre a Coréia do Norte, Irã e comércio, disse um porta-voz da Casa Branca.

"O presidente Trump e o primeiro-ministro Abe concordaram em continuar com estreita comunicação e coordenação, principalmente após recentes declarações ameaçadoras da República Popular Democrática da Coreia", disse o porta-voz da Casa Branca Judd Deere, referindo-se ao nome oficial da Coréia do Norte.