Japão estuda investimentos em infraestrutura no Piauí

14/08/2015 13h20


Fonte Governo do Piauí

O governador Wellington Dias recebeu, na quinta-feira (13), no Palácio de Karnak, o cônsul-geral do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi. A visita de cortesia provocada pelo consulado, se configurou numa oportunidade para apresentação do Piauí ao país asiático. O diplomata e o chefe do poder executivo estadual pontuaram possíveis parcerias nas áreas de educação, esporte e cultura.

Mas a principal área de interesse comum entre as duas partes é infraestrutura. Dias lembrou da participação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) em estudos voltados para o desenvolvimento do Piauí e consultou o diplomata sobre possibilidades de financiamento.

“Porto, ferrovia, rodovias, mas também a hidrovia do Parnaíba, foi a Jica que fez os estudos e agora estamos precisando de recursos financeiros para consolidar essa região”, destacou o governador.

Imagem: CComO governador Wellington Dias recebeu o cônsul-geral do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi. (Imagem:CCom)O governador Wellington Dias recebeu o cônsul-geral do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi.

Kobayashi demonstrou interesse especial pelo porto de Luís Correia, uma alternativa mais rápida para exportação e importação de produtos brasileiros. A partir do Piauí, o percurso até o canal do Panamá é mais curto, comparando com outros portos brasileiros, dura três dias. O diplomata também se comprometeu em estudar alternativas de financiamento para o escoamento de grãos e sugeriu uma agenda com empresários japoneses.

“Reuniremos empresários japoneses em São Paulo para o Piauí mostrar suas potencialidades. É nossa intenção fortalecer as relações bilaterais entre Japão e Piauí”, declarou Kobayashi.

Imagem: CComO diplomata e o chefe do poder executivo estadual pontuaram possíveis parcerias nas áreas de educação, esporte e cultura.(Imagem:CCom)O diplomata e o chefe do poder executivo estadual pontuaram possíveis parcerias nas áreas de educação, esporte e cultura.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook