Indicado ao STF, desembargador Kassio Nunes Marques tira férias do TRF-1 até novembro

09/10/2020 18h37


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarIndicado ao STF, desembargador Kassio Nunes Marques tira férias do TRF-1 até novembro(Imagem:Reprodução)
 O desembargador federal Kassio Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), se licenciou nesta semana do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1)

O afastamento começou na quarta (7), com previsão até o próximo dia 5, e reúne período de férias e compensação de plantão judicial. Segundo interlocutores, essa licença estava programada antes da indicação ao STF.

O TRF-1 convocou o juiz federal Klaus Kuschel, da 33ª Vara Federal de Minas Gerais, para ocupar a cadeira de Marques na Corte nesse período.

Durante o afastamento, Marques deve reforçar a agenda de reuniões e videoconferências com políticos antes da sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado, marcada para o dia 21.

Para assumir como ministro do Supremo, Marques terá de ser aprovado na CCJ e, depois, conseguir o apoio de pelo menos 41 senadores em plenário.

Escolhido por Bolsonaro para ocupar a vaga do ministro Celso de Mello, que se aposenta na terça (13), Marques tem se reunido com os parlamentares pra se apresentar. Nessas conversas, ele já disse que é a favor da prisão após condenação em segunda instância, mas ressaltou que a matéria está agora com o Congresso – e que, como juiz, ele respeita as decisões do parlamento.

Sobre a operação Lava Jato, o desembargador disse que ficaria perplexo se qualquer cidadão contrário ao combate à corrupção fosse indicado para o Supremo, mas disse também que é preciso aparar excessos.

O desembargador tem 48 anos e desde 2011 atua no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Marques foi escolhido para o tribunal pela então presidente Dilma Rousseff e compôs a cota de vagas para profissionais oriundos da advocacia.

Natural de Teresina, foi advogado por 15 anos, fez parte da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do estado.