Gustavo Neiva questiona equilíbrio financeiro do Estado e cita bloqueio dos precatórios

10/02/2022 15h07


Fonte oitoemeia.com.br

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDeputado estadual Gustavo Neiva (PSB)(Imagem:Divulgação)Deputado estadual Gustavo Neiva (PSB)

Nessa quarta-feira (09/02), em sessão da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o estadual Gustavo Neiva (PSB), repercutiu a informação de que o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou o bloqueio de R$ 30.862.948,20 (trinta milhões, oitocentos e sessenta e dois mil, novecentos e quarenta e oito reais e vinte centavos) da conta única do Estado para pagamento dos valores mensais de precatórios.

Segundo a decisão, a medida de bloqueio foi cumprida na semana passada, dia 02 de fevereiro, e os valores são referentes aos aportes mensais de outubro, novembro e dezembro de 2021.

De acordo com o parlamentar, o Governo do Estado não estaria cumprindo o pagamento dos valores referentes aos precatórios e que o público-alvo desses recursos estariam precisando dos rendimentos.

“O que mais temos visto é o Governo do Estado divulgar por aí o equilíbrio financeiro, fiscal e econômico do Estado como um grande feito. Porque o Governo não está cumprindo com esses precatórios? Esse é um dinheiro que o Governo tem que pagar geralmente para pessoas aposentadas, pensionistas que precisam receber esse dinheiro”, disse o deputado Gustavo Neiva.

“Esse bloqueio de bens é a prova de que esse equilíbrio não existe, e fica muito difícil acreditar que ele exista. O Governo não depositou o dinheiro na conta dos precatórios e a Justiça foi obrigada a bloquear esse valor, e a verdade vem a tona”, completou o parlamentar.

Em resposta ao questionamento, o deputado Cícero Magalhães (PT) disse que já está em contato com a Governo do Estado para saber o que realmente aconteceu.

“Acredito que devido ao sistema ter fechado em meados de dezembro e inda não estar funcionando plenamente, possivelmente tem sido esse o motivo”, disse.

Ainda conforme informações da Alepi, o presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB) e o deputado Marden Menezes (PSDB) registraram a presença do prefeito de Floriano Joel Rodrigues (Progressistas) no Plenário da Casa durante a sessão.