Governo vai percorrer territórios para traçar plano de segurança do Piauí

13/01/2017 13h38


Fonte Cidadeverde.com

A governadora em exercício Margarete Coelho anunciou nesta quinta-feira (12), durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Piauí (GGI), que o Plano de Segurança Pública do Piauí será elaborado a partir das especificidades de cada território do Estado. Para isso, uma equipe irá percorrer pelos próximos meses todos as regiões do Piauí para identificar as demandas de cada área. O prazo final para a elaboração do plano é novembro.

"Nós estamos tornando efetiva a atuação da gestão integrada de Segurança, promovendo a conversa entre todas as instituições para garantir maior segurança aos nossos cidadãos. O plano de segurança pública estadual vai ser criado de acordo com os territórios de desenvolvimento do Estado. Observando as peculiaridades e traçando as políticas de Segurança Pública conforme as características de cada região",
afirmou Margarete.

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarGoverno vai percorrer territórios para traçar plano de segurança do Piauí.(Imagem:Cidadeverde.com)

Estão presentes na reunião, que acontece no auditório da Academia da Polícia Civil (Acadepol), membros do Ministério Público, Judiciário, Secretaria de Justiça e toda a cúpula da Segurança.

"Essa integração policial é um dos grandes objetivos dessa gestão integrada para que uma Polícia dê apoio a outra dentro da responsabilidade de cada uma delas",
afirmou o secretário de segurança, Fábio Abreu.

O juiz José Vidal, titular da Vara das Execuções Penais da Comarca de Teresina, pediu que o Estado dê uma maior atenção a ressocialização dos presos para que eles não retornem à criminalidade. "Isso contribui para a diminuição da superlotação dos presídios", afirmou.

Também participou da reunião o delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, que destacou a importância de não somente ter atenção aos dados do plano a ser elaborado, mas também observar pesquisas, levantamentos e dados de todos os órgãos que ajudam a combater a criminalidade, como o TJ-PI, OAB, universidades e outras instituições.

A governadora em exercício, Margarete Coelho, afirmou que o plano é apenas uma das atividades do gabinete. "Além das reuniões mensais, nós também vamos ter reuniões extraordinárias para atender as demandas do nosso estado, como por exemplo ocorreu com a questão dos incêncios, para que todas as instituições conversem entre si, tenham maior diálogo, para termos políticas públicas eficientes."

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, segurança, plano