Governo libera cargos federais para deputados do Piauí e demais estados

21/04/2019 22h38


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Ascom/ParlamentarGoverno libera cargos federais para deputados do Piauí e demais estados.(Imagem:Ascom/Parlamentar)

A espera dos parlamentares pela ocupação dos cargos federais nos estados chega ao fim. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou que as nomeações começarão a serem liberadas esta semana.

A decisão beneficia diretamente os parlamentares piauienses que aguardam pelas indicações. A liberação é vista nos bastidores como uma forma do governo do presidente, Jair Bolsonaro, conter as insatisfações de políticos aliados.

Dos três representantes do Piauí no Senado Federal, apenas Marcelo Castro (MDB) não deverá indicar cargos. Desde a campanha de 2018, o emedebista se coloca como aposição a Bolsonaro. Aliado do PT, ele fica fora das indicações.

Do outro lado, será contemplado com um cargo o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira. O piauiense busca uma reaproximação com Bolsonaro. O presidente já foi do Progressistas e saiu do partido após não ter o apoio de Ciro para concorrer ao Palácio do Planalto.

Superadas as desavenças, Ciro Nogueira deve ser contemplado com a indicação da Codevasf. Em entrevista à coluna, Ciro afirmou que indicou o nome de Inaldo Guerra para o cargo. O senador Elmano Férrer (Podemos), que fez campanha para Bolsonaro, deve manter a indicação de Ribamar Bastos para o comando do DNIT.

Na Câmara Federal, o coordenador da bancada do Piauí em Brasília, Átila Lira, indica José Raimundo Costa para a Funasa. Iracema Portella (Progressistas) indica Djalma Policarpo para o DNOCs. Júlio Cesar Lima (PSD) indicou o ex-vereador,Thiago Vasconcelos, para o Incra.

Apesar de ser do PDT, partido que é oposição ao governo de Jair Bolsonaro, o deputado Flávio Nogueira trabalha para conseguir emplacar uma indicação para o INSS. Até agora a indicação não foi confirmada.

Entre os deputados de primeiro mandato, a deputada Margarete Coelho (Progressistas) pode indicar um nome para a CONAB. Nos bastidores há a informação de que o deputado Marcos Aurélio (MDB) fará uma indicação para o Departamento Nacional de Produção Mineral. Porém, o parlamentar não confirma a informação e afirma que não foi procurado para tratar de indicações de cargos federais.

Também há a informação de que a deputada Marina Santos (Solidariedade) indicou o próprio marido, o ex-prefeito de Novo Oriente Marcus Vinicius, para a Superintendência do Ministério da Agricultura. Ela não confirmou a indicação até agora. Na oposição, Fábio Abreu (PR), Rejane Dias (PT) e Assis Carvalho (PT) não farão indicações.

A Casa Civil alerta que os nomes indicados devem seguir as normas anunciadas em decreto. É preciso ter formação técnica e ficha limpa para assumir os cargos.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews