Governo lança campanha e Disque Cidadania LGBTQIA+

29/06/2023 09h00


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAs ações estão sendo desenvolvidas pelas Secretarias da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e da Segurança Pública.(Imagem:Divulgação)As ações estão sendo desenvolvidas pelas Secretarias da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e da Segurança Pública.

No Dia Estadual do Orgulho LGBTQIA, comemorado nesta quarta-feira (28), ocorreu a solenidade de lançamento da Campanha Aqui tem lugar para LGBTQIA+ e do Disque Cidadania LGBTQIA+. São ações que visam fortalecer o combate ao preconceito, violência e discriminação de pessoas LGBTQIA+ no Piauí, promovidas pelo Governo do Estado, através das Secretarias da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e da Segurança Pública.

‘’Faz muito tempo que trabalhamos essa temática dentro dos movimentos sociais e agora chegamos no governo, trazendo essa discussão, estamos tendo avanços, já criamos diretorias, porque a luta é contra o preconceito, a luta é pela cidadania do LGBT,’’
pontuou a secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa que destacou a importância de levar essas ações para as pessoas que vivem nos bairros distantes do centro e no interior do estado.

No dia 28 de junho, também é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, nesse dia em 2010 foi criada uma lei estadual com o objetivo de promover ações de defesa da cidadania da população LGBTQIA+.

”Acreditamos na diversidade, no respeito em todos os públicos, e o que queremos fazer é esse tipo de defesa e de proteção aos grupos vulneráveis e de criminalizar e combater qualquer tipo de ódio, qualquer discurso que venha a discriminar,”
comentou o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

O Disque Cidadania LGBTQUIA+ já está em funcionamento com o número: (86) 99427-9902 . ”É muito importante porque o lançamento do Disque vai fazer com que a população LGBTQIA+ tenha um canal direto com o Governo do Estado para poder tá sendo assistido, não só na questão psicológica, mas em questões jurídicas e também socioassistencial,” explicou a diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIA+, Joseane Borges.


Tópicos: estado, cidadania, lgbtqia