Governo analisa criação do transporte multimodal para exportações no Piauí

16/07/2023 13h05


Fonte ClubeNews

Imagem: Carlienne Carpasopresidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida.(Imagem:Carlienne Carpaso)Presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida.

Com o crescimento nos últimos sete anos das exportações de grãos no sul do Piauí, o governo estadual projeta modelo de transporte multimodal (rodoviário, hidroviário, ferroviário e portuário) que busca otimizar e baratear a saída dessas mercadorias do estado.

O percurso do transporte multimodal se inicia pelo sul do Piauí (onde estão localizadas as grandes produtoras de grãos) através das rodovias.

Pelas estradas, os produtos são levados até os futuros terminais hidroviários que serão construídos pela região do município de Ribeiro Gonçalves.

Os terminais hidroviários vão ligar os municípios do interior até a capital Teresina, onde as cargas serão levadas até o porto de Luís Correia, que já iniciou a construção, pela linha ferroviária que será reconstituída.

Em entrevista à rádio Clube News, na sexta-feira (14), o secretário de planejamento do Piauí, Washington Bonfim, explica que o projeto de transporte multimodal é uma forma de aproveitar a crescente de exportações agrícolas e minerais, além de usufruir dos frutos econômicos.

“O Piauí faz parte de uma das regiões mais dinâmicas do ponto de vista do agronegócio do país comparada com Mato Grosso. Pela segunda vez na história do estado, no ponto de vista de valor agregado, temos uma oportunidade econômica como a gente nunca teve”,
pontua Washington Bonfim.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, acrescenta que esse modelo de transporte, além de otimizar as exportações, também vai ajudar a atrair novos investimentos. “Nossa ideia é verticalizar a crescente de produção e trazer indústrias de processamento. Ou seja, não é só produzir a soja, mas também o óleo, a margarina e todos seus derivados”.

A previsão é do projeto receber investimentos públicos e privados por meio do Governo Federal, Parcerias Público-Privadas (PPP) e recursos do tesouro estadual.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook