Governadores do Nordeste repudiam ataques de Bolsonaro ao ministro Barroso

10/04/2021 17h08


Fonte cidadeverde.com

Imagem: Roberta AlineGovernadores do Nordeste repudiam ataques de Bolsonaro ao ministro Barroso(Imagem:Roberta Aline)Governadores do Nordeste repudiam ataques de Bolsonaro ao ministro Barroso

Os governadores do Consórcio Nordeste assinaram e divulgaram uma nota de repúdio ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (09), diante dos ataques envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF), em especial ao ministro Luís Roberto Barroso, sobre a decisão de instalar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado Federal.

A nota é assinada pelo presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Welington Dias, acompanhado dos demais governadores dos estados do Nordeste. No documento, os chefes do Executivo local ressaltam que também são vítimas recorrentes de ataques injustificáveis promovidos por Jair Bolsonaro.

“Nós, governadores do Nordeste, vítimas recorrentes de ataques injustificáveis promovidos pelo Presidente da República, vimos tornar público o nosso repúdio à sua mais nova agressão, que agora escolhe também o Ministro Luís Roberto Barroso e o Supremo Tribunal Federal como alvos da sua postura virulenta e destrutiva”.

A nota ressalta que “é absolutamente inaceitável ver o nosso país enfrentar uma crise tão profunda, que tem provocado tantas perdas, em meio à insana tentativa de criar falsas guerras, sem argumentos, apenas falácias e acusações vazias, além de destemperadas”.

Os governadores defendem que o “país precisa de uma ação coordenada e solidária, não de omissões e desorientações. Não se pode jogar com a vida, fazer dela objeto de meros discursos em busca de isenção. O Brasil merece e exige respeito”.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro publicou um vídeo, na manhã de sexta-feira (9), nas redes sociais em que comenta a decisão do ministro Barroso, do STF, com apoiadores. "Pelo que me parece, falta coragem moral para o Barroso e sobra ativismo judicial", disse. "Falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política", completou.

O ministro Luís Roberto Barroso rebateu a afirmação do presidente Bolsonaro de que sua decisão de mandar instalar a CPI da Covid foi política. O magistrado afirma que seu entendimento se baseou na jurisprudência do Supremo e que consultou todos os colegas antes de tomar a decisão.

"Na minha decisão, limitei-me a aplicar o que está previsto na Constituição, na linha de pacífica jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, e após consultar todos os ministros. Cumpro a Constituição e desempenho o meu papel com seriedade, educação e serenidade. Não penso em mudar", afirma o ministro.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica