Governadora inaugura sistema de monitoramento na Vila Jerusalém

14/12/2015 13h40


Fonte Governo do Piauí

A governadora do Piauí em exercício, Margarete Coelho, participou, nessa segunda-feira (14), da solenidade de implantação do programa “Crack, é Possível Vencer”, na região da Vila Nova Jerusalém, zona Sul de Teresina. O programa, uma iniciativa do Ministério da Justiça, consiste na implantação de 26 câmeras, dispostas em pontos estratégicos do bairro, que auxiliarão a polícia no trabalho de prevenção e combate à criminalidade.

“São 26 câmeras acompanhando o dia a dia da comunidade e detectando os casos que precisam de uma intervenção da segurança pública. O programa irá auxiliar a Polícia Militar não apenas no trabalho de prevenção, mas também no combate ostensivo a crimes como tráfico de drogas, roubo de veículos e assaltos”, enfatiza Margarete Coelho.

Imagem: Marcelo Cardoso Governadora confere o sistema já em funcionamento. (Imagem:Marcelo Cardoso) Governadora confere o sistema já em funcionamento.

Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Nova Jerusalém, Raimundo Nonato da Silva, a chegada dos equipamentos leva à comunidade mais tranquilidade e qualidade de vida. “A gente vivia dentro de um cenário de insegurança. Com a implantação desse aparato policial, certamente vamos nos sentir mais tranquilos para realizar atividades cotidianas da nossa comunidade”, ressalta Raimundo.

Todas as câmeras que compõe o sistema de monitoramento na região irão funcionar interligadas a uma base móvel de acompanhamento, instalada em um ônibus da Secretaria Estadual de Segurança. Vinte policiais militares atuarão no local. Cerca de R$ 2,8 milhões foram investidos para a implantação do projeto.

“O objetivo principal é a proximidade. Neste primeiro momento, estaremos atuando com o policiamento ostensivo dos policiais da Rone. A partir do momento que nós entendermos que a Vila está em uma situação de normalidade, estaremos designando policiais voltados para a Polícia Comunitária”,
explicou o secretário estadual da Segurança, Fábio Abreu.

Essa é a segunda base de atuação do programa na capital. Anteriormente, o Parque Lagoas do Norte, no bairro São Joaquim, recebeu a estrutura de monitoramento. Ainda segundo o secretário Fábio Abreu, o Governo do Estado já assinalou para a implantação de um projeto semelhante, este com recursos do Estado, para a região do bairro Satélite e nas pontes que ligam Teresina ao município de Timon.

Imagem: Marcelo CardosoO sistema conta com 26 câmeras, dispostas em pontos estratégicos do bairro.(Imagem:Marcelo Cardoso)O sistema conta com 26 câmeras, dispostas em pontos estratégicos do bairro.

O programa “Crack, é Possível Vencer” é uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça que envolve três frentes de atuação: Prevenção, cuidado e autoridade, visando oferecer, aos grupos de risco, irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: bairro, programa, policiais