Governadora do Piauí se reúne pela 1ª vez com secretariado

21/04/2022 10h31


Fonte G1 PI

Imagem: Kelvyn Coutinho /Rede ClubeReunião com o secretariado.(Imagem:Kelvyn Coutinho /Rede Clube)Reunião com o secretariado.

A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), se reuniu pela primeira vez com todos os novos secretários na tarde desta quarta-feira (20), na sede da Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc). O encontrou serviu para que a nova gestora alinhasse ideias com a equipe.

“Foi uma reunião de conhecimento. Os secretários são novos e muitos não se conheciam porque eu priorizei, nestes primeiros dias, reunir com o setor, aqueles setores grandes para compreender melhor sobre o que está acontecendo”,
afirmou a governadora.

Durante a reunião foram discutidos assuntos relacionados à execução orçamentária e administrativa. Segundo a governadora, os secretários foram recomendados a dar prioridade para as obras já previstas no planejamento. Eles também foram alertados sobre as regras vigentes no período eleitoral.

“Fizemos uma pauta leve que foi de execução orçamentária, os cuidados que têm que se ter, algumas questões administrativas e, principalmente, a parte eleitoral, as vedações ao gestor público em período de eleição, para que as pessoas não cometam erros banais. Já tem muitas coisas que não se pode fazer e as pessoas precisam compreender”,
explicou Regina Sousa.

Combate à dengue

Somente neste ano, cinco pessoas morreram vítimas da dengue no Piauí e as autoridades de saúde alertam sobre um possível surto da doença. Regina Sousa informou haver pelo menos 28 municípios piauienses com alto índice de incidência da doença e, por este motivo, ela têm se reunido com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e com a Associação Piauiense dos Municípios (APPM) para traçar medidas contra a dengue como, por exemplo, o uso de carro fumacê.

“A Sesapi tem o carro fumacê e o material de uso, que é a última possibilidade. Temos que fazer a prevenção, mas nesses municípios em situação crítica tem que usar o carro fumacê porque tem que diminuir as ocorrências nesses locais”,
comentou a governadora.

Nova gestão

No dia 31 de março, Wellington Dias (PT) renunciou ao cargo e Regina Sousa (PT) assumiu a posse como governadora do estado do Piauí. Wellington deixa o cargo após dois mandatos consecutivos - e quatro ao todo como governador - e deve concorrer ao Senado nas eleições de 2022.

Na solenidade, Regina Sousa destacou que o foco de sua gestão, que ela declarou como um comando de "continuidade, e não um novo governo", será de combate à pobreza. Ela falou ainda sobre questionamentos que considera "machistas" sobre não ter sido eleita para o cargo de governadora.

“Nem nos meus sonhos mais dourados sonhei estar aqui, como governadora. Escolhida pelo voto sim, fui eleita sim. E aos que questionam, não há eleição para vice, minha foto estava ao lado da de Wellington nas eleições. Estou aqui, mulher negra, governadora sim, colocando um tijolinho no empoderamento das mulheres”, declarou.