Governador transfere governo para Regina Sousa e leva projeto ao Papa

25/10/2019 15h35


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: YasmimCunha/CidadeVerde.comGovernador transfere governo para Regina Sousa.(Imagem:YasmimCunha/CidadeVerde.com)Governador transfere governo para Regina Sousa.

A vice-governadora Regina Sousa (PT) assumiu o Governo do Estado pela quarta vez nesta sexta-feira (25). O governador Wellington Dias (PT) se licencia do cargo para viajar ainda hoje ao Vaticano.

Regina diz que à frente do governo dará continuidade às ações deixadas pelo governador.

“São poucos dias de viagem do governador e neste período vamos seguir as ações. É a quarta vez que assumo. Em novembro devo assumir mais uma vez. Ninguém faz plano para governo interino. A ordem é tocar a rotina do governador “,
destacou Regina.

No Vaticano, o governador acompanha governadores da região Amazônica e de outros líderes estaduais. Ele participa, no próximo dia 28, da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia. O chefe do executivo piauiense representará o Consórcio Nordeste.

No sábado (26), o governador participa de uma agenda preparatória para o encontro com o Papa. Já no domingo (27) acontece o encerramento do Sínodo, que este ano tem como temática o Meio Ambiente – Mudanças Climáticas e a Amazônia. Na segunda-feira (28), participa da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia.

Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense irá apresentar projeto que tem como finalidade o desenvolvimento de políticas públicas de preservação ambiental e crescimento sustentável.

“Estou levando dois projetos. O primeiro, Ativos Verdes do Piauí, é o marco regulatório do estado no acordo de Paris para a contenção das mudanças climáticas. O segundo, é uma iniciativa pioneira voltada para a gestão com sustentabilidade de parques ambientais. O objetivo é estruturar os parques piauienses para que os mesmos tenham uma gestão autossuficiente, com propostas de gerações de atividades, como hotelaria, produção de mudas, mel e artesanato”
, explica Dias.

Segundo o governador, o Piauí é o quinto estado brasileiro com mais áreas naturais preservadas e possui os maiores parques de caatinga do Brasil, com destaque para o Parque Nacional da Serra da Capivara e Serra das Confusões. Atualmente, o território piauiense possui 32 parques com 3.200.000 hectares de preservação obrigatória, o que representa 12,5% do seu território, entre eles os parques do Rangel, Lagoa do Portinho, Uruçuí-Una, além dos citados anteriormente.

O governo afirma que o estado é o primeiro no mundo a regulamentar o Acordo de Paris sobre os compromissos com a redução dos efeitos das mudanças climáticas e compromisso com Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.Localizado em uma faixa de transição ambiental, conhecida como região Meio Norte do Brasil, o estado do Piauí abriga três dos seis biomas brasileiros. Algumas regiões apresentam características distintas, como as áreas pré-amazônica, semiárida, região costeira e o complexo de Campo Maior, está última com características exclusivas.

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: estado, governo, governador