Governador Rafael Fonteles visita escola nos EUA para aplicar modelo no Piauí

16/08/2023 09h25


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoProposta de universalizar experiência americana através de intercâmbio de estudantes e professores piauienses.(Imagem:Divulgação)Proposta de universalizar experiência americana através de intercâmbio de estudantes e professores piauienses.

O governador Rafael Fonteles conheceu, nesta terça-feira (15), em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, a escola de ensino médio e técnico-profissional Worcester Technical High School (WTHS). O gestor quer trazer experiências da escola americana para a educação do Piauí. A escola tem potencial para promover intercâmbio de estudantes através de programas como o student exchange da WTHS.

Na oportunidade, foi realizada a assinatura do Memorando de Entendimentos (MoU) para firmar as intenções de estreitamento de relações entre a instituição e o Governo do Estado do Piauí. A WTHS será uma importante fonte de práticas para a expansão do ensino técnico de nível médio no Piauí. Além disso, a WTHS atende uma parcela expressiva da população brasileira na cidade de Worcester.

O governador frisa que, ao terminar o ensino médio ao mesmo tempo em que faz curso técnico e profissionalizante, o jovem tem mais oportunidades para ingressar no mercado de trabalho e ter uma vida digna. “Ao lado do secretário de Educação, Washington Bandeira, fizemos várias perguntas para conhecer o sistema deles. Estivemos com o diretor da escola e com os secretários de Educação do Município [de Boston] e do Estado [Massachusetts]”, afirmou.

A agenda incluiu uma apresentação do Piauí para a WTHS e a discussão de áreas prioritárias e estratégias práticas para a aplicação do chamado student exchange. Além disso, houve a assinatura do memorando e uma visita às instalações da escola.

A superintendente das escolas públicas do Distrito de Worcester, Rachel Monárrez, disse estar empolgada e certa de bons resultados com a parceria. “Não há limitação para o que esta cooperação pode oferecer. Começando por ter alunos indo para o Brasil, isso seria incrível para os nossos alunos, e depois ter alunos do Brasil vindo para cá em Worcester Tech. Também os educadores aprendem uns com os outros. Com tecnologia podemos fazer algumas conversas virtuais e realmente aprender uns com os outros sobre o que acontece em ambas as escolas e como podemos fortalecer as experiências dos docentes”, pontuou.

Além da superintendente Rachel Monárrez, participaram do encontro com representantes do Governo do Estado: Drew Weymouth, diretor; e Patrícia Suomala, diretora de Ensino Técnico; Ruth Seward, diretora de Educação de Adultos Vida Noturna; representantes do WTHS. Também participaram Robert LePage, secretário assistente de Educação de Massachusetts; Steven Sharek, diretor-executivo da Associação de Administradores Vocacionais de Massachusetts; Tim Murray, presidente e CEO da Worcester Chamber of Commerce; e Sue Mailman, CEO da Coghlin Electric.
Imagem: DivulgaçãoGovernador Rafael Fonteles visita escola nos EUA para aplicar modelo no Piauí.(Imagem:Divulgação)Governador Rafael Fonteles visita escola nos EUA para aplicar modelo no Piauí.

Sobre a WTHS

A Worcester oferece 23 cursos em quatro áreas diferentes. No curso de tecnologia da informação, por exemplo, os estudantes aprendem a trabalhar com programação, área que é essencial para a computação e a tecnologia da informação, por exemplo. “Essa escola sabe aproveitar a experiência do mundo do trabalho com a educação. Isso é muito importante para ampliar a oportunidade dos alunos no mercado de trabalho. É o modelo que queremos universalizar no Piauí”, disse Rafael Fontes por meio de suas redes sociais.

Agenda nos EUA

Desde o dia 13 de agosto, Rafael Fonteles e uma comitiva de secretários e autoridades do Piauí estão em missão oficial nos EUA para assinar termos de cooperação com empresas e instituições americanas. A viagem termina no dia 22 de agosto.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: escola, ensino, alunos