Governador Rafael Fonteles sela parceria com a OPAS para saúde digital e materna

22/08/2023 13h10


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoGovernador Rafael Fonteles sela parceria com a OPAS para saúde digital e materna.(Imagem:Divulgação)Governador Rafael Fonteles sela parceria com a OPAS para saúde digital e materna.

Na tarde dessa segunda-feira (21), o governador Rafael Fonteles visitou a sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Washington, Estados Unidos, para dialogar e celebrar cooperação visando o avanço com as pautas da saúde digital e do programa de saúde materna, desenvolvidos no Piauí. O governador se reuniu com o presidente da OPAS, Dr. Jarbas Barbosa; Adrienne Cox, chefe de unidade de Análises de Saúde, Métrica e Evidências; James Fitzgerald, diretor de departamento de sistema de saúde e serviços.

Rafael destaca que a reunião foi uma apresentação do piloto do saúde digital para a OPAS, além da oportunidade de celebrar acordos de cooperação da instituição com o Piauí. “Estamos fazendo uma reunião com a OPAS, que atualmente é presidida por um brasileiro, o Dr Jarbas Barbosa. Queremos celebrar uma cooperação importante tanto no programa de saúde digital como no programa de saúde materna. A OPAS é uma referência internacional para os países e para as regiões que querem melhorar o seu sistema de saúde”, detalhou Fonteles.
Imagem: DivulgaçãoO presidente da OPAS, Jarbas Barbosa, parabenizou o governo pelo piloto do projeto Saúde Digital.(Imagem:Divulgação)O presidente da OPAS, Jarbas Barbosa, parabenizou o governo pelo piloto do projeto Saúde Digital.

O presidente da OPAS, Jarbas Barbosa, parabenizou o governo do Piauí pelo piloto do Saúde Digital, e destacou a importância da telessaúde no atendimento a quem precisa. “A saúde digital é um tema muito importante para nós. A pandemia nos colocou a obrigação de avançar essa agenda pois ela nos permite reduzir barreiras, permite identificar problemas de saúde de maneira mais imediata e permite fazer com que as pessoas possam ter acesso aos serviços de saúde. Acredito que ajuda a racionalizar os gastos com saúde com os recursos limitados que todos temos. Parabenizo o Piauí por esse projeto piloto que vai ser muito benéfico não só para o Piauí, mas para que outros estados do Brasil aprendam e se beneficiem com a experiência”, refletiu Jarbas.

Durante o dia, o governador Rafael Fonteles também cumpriu agenda na Embaixada do Brasil em Washington.
Imagem: DivulgaçãoGovernador Rafael Fonteles sela parceria com a OPAS para saúde digital e materna.(Imagem:Divulgação)

Agenda com o presidente do BID

Na tarde desta segunda-feira (21), o governador Rafael Fonteles encerrou a agenda em Washington, Estados Unidos, com uma reunião com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o brasileiro Ilan Goldfajn. As pautas foram operações de crédito e oportunidades para o Piauí.
Imagem: DivulgaçãoGovernador Rafael Fonteles sela parceria com a OPAS para saúde digital e materna(Imagem:Divulgação)

Rafael Fonteles destaca a parceria do Piauí com o BID em diversas áreas. “A equipe técnica tratou de vários programas importantes para o Piauí, como o Piauí Saúde Digital e operações de crédito que temos junto ao banco, tanto na área fazendária como na agricultura familiar”, ressalta.

Parceria com a Amazon

Ainda nesta segunda-feira (21), pela manhã, o governador Rafael Fonteles assinou termos de cooperação e um Memorando de Entendimento (MoU), entre o Governo do Piauí e a gigante da tecnologia americana, a Amazon, em Washington, Estados Unidos. Os termos compreendem a cooperação na transformação digital do Piauí.
Imagem: DivulgaçãoGovernador Rafael Fonteles sela parceria com a OPAS para saúde digital e materna(Imagem:Divulgação)

A previsão é da criação de um centro de competência para transformação digital, a habilitação da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) como fornecedor de serviços em nuvem para o Estado do Piauí, além de programas de capacitação tecnológica de gestores, servidores e jovens piauienses.



Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: governador, estados, rafael