Governador do PI anuncia telemedicina nas UBSs, reforço policial e ambiente de negócios

18/05/2023 13h00


Fonte G1 PI

Imagem: Isabela Leal / g1 PIAudiência pública do governador com os prefeitos: telemedicina nas UBSs, reforço policial e ambiente de negócios, no Piauí.(Imagem:Isabela Leal / g1 PI)Audiência pública do governador com os prefeitos: telemedicina nas UBSs, reforço policial e ambiente de negócios, no Piauí.

O governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), reuniu-se com 152 prefeitos em uma audiência pública na sede da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM) para discutir o regime de colaboração com os municípios. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) não esteve presente. A solenidade que aconteceu na manhã desta quinta-feira (18).

Rafael destacou a importância da telemedicina implantada com projeto piloto em Piripiri, 160 km ao Norte do Estado.

“A ideia é fazermos várias pactuações com as prefeituras. Claro que tem que ter adesão de cada prefeito ou prefeita do município. Na área da saúde temos a telesaúde que vai robustecer o atendimento, consultas e exames especializados dentro das UBSs dos municípios. Só é possível com a anuência das prefeituras tendo o projeto piloto em Piripiri”,
disse.

A prefeita de Piripiri, Jovê Oliveira (PT) afirmou que o projeto, que já está em andamento, já produz resultados.

“Venho aqui com a minha experiência como gestora. Acredito no que a telemedicina é capaz de fazer no que se refere a facilitar a vida das pessoas e já está fazendo”
, disse.

Outros pontos abordados na reunião foram voltados para parceria entre o estados e os municípios relacionados ao transporte para alunos. Os prefeitos de Teresina e Parnaíba não estiveram presentes.

“A nossa intenção é que o mesmo transporte que leva os alunos da rede municipal para as escolas, leve também os da rede estadual. Esse seria um trabalho de colaboração”,
disse.

O governador disse ainda que vai cumprir o marco de universalização do acesso à água potável, afim de evitar a proliferação de doenças.

Piauí Digital
Imagem: Isabela Leal / g1 PI  Sede da Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais (APPM).(Imagem: Isabela Leal / g1 PI ) Sede da Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais (APPM).

Fonteles afirmou que planeja facilitar o ambiente de negócio nos municípios e que a intenção é integral a Piauí Digital com as empresas.

“Além disso, iremos fazer uma parceria com o Instituto de Identificação Digital afim de que todos os piauienses sejam recadastrados no modelo digital, facilitando que os servidores estejam conectados e disponíveis para serviços públicos sem mesmo ter que sair de casa”,
destacou.

Efetivo policial
Imagem: Isabela Leal / g1 PI  Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).(Imagem: Isabela Leal / g1 PI ) Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

O chefe do executivo pontuou o aumento do efetivo policial com o nivelamento de oito policiais por cada Gerência de Polícia Metropolitana (GPM) de cada cidade.

“Iremos aumentar o efetivo e assim deixar o povo mais seguro. Iremos colaborar para que as cidades estejam muito bem assistidas pela Polícia Militar”, disse.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: projeto, prefeitos, efetivo